PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Amanda Gomes Mendespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T19:45:06Z-
dc.date.available2023-06-30T19:45:06Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6261-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRelações étnicos-raciaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPapel professorpt_BR
dc.titleRelações étnicos-raciais na educação infantil e o papel do professor no enfrentamento ao racismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Rogeri, Raquia Rabelopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da temática da educação para as relações étnico-raciais, visa discutir o processo de racialização na sociedade brasileira, como promover uma educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e analisar a importância do papel do professor. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, contando com um quadro de autores importantes que contribuíram para o estudo, como: Munanga (2003); Cavalleiro (2006); Moore (2007); Souza (2011); Schucman (2010), entre outros. Discute-se o racismo como um fenômeno complexo, atemporal, universal. É uma forma de consciência historicamente estruturada nas relações de poder, dominação e a utilização da violência contra uma raça a favor de outra. É dinâmico, evolui, mas permanente na sociedade. Fundamentalmente o racismo é um fenômeno antinegro. A educação é o meio pelo qual o indivíduo aprende os modos de vida e comportamentos de uma dada cultura, e constrói novos significados, enfim, a educação humaniza-o. Então, torna-se importante defesa de uma educação pra as relações étnico-raciais, que reconheça e valorize as diversas identidades culturais, o pluralismo racial, tendo por base uma cultura da diferença. A instituição de Educação Infantil é o espaço educativo por excelência para que desenvolva uma nova consciência fundamentada no respeito coletivo e no princípio da diferença. Por fim, considera-se que não dá para negar o racismo. A luta contra o racismo deve ser permanente e a educação, a escola tem um papel social quanto ao processo de humanização do homem, e o professor tem o compromisso ético de não deixar que as crianças continuem sofrendo com práticas racistas nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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