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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Machado, Amanda Gomes Mendes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T19:45:06Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T19:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6261 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicos-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Papel professor | pt_BR |
dc.title | Relações étnicos-raciais na educação infantil e o papel do professor no enfrentamento ao racismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rogeri, Raquia Rabelo | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata da temática da educação para as relações étnico-raciais, visa discutir o processo de racialização na sociedade brasileira, como promover uma educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e analisar a importância do papel do professor. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, contando com um quadro de autores importantes que contribuíram para o estudo, como: Munanga (2003); Cavalleiro (2006); Moore (2007); Souza (2011); Schucman (2010), entre outros. Discute-se o racismo como um fenômeno complexo, atemporal, universal. É uma forma de consciência historicamente estruturada nas relações de poder, dominação e a utilização da violência contra uma raça a favor de outra. É dinâmico, evolui, mas permanente na sociedade. Fundamentalmente o racismo é um fenômeno antinegro. A educação é o meio pelo qual o indivíduo aprende os modos de vida e comportamentos de uma dada cultura, e constrói novos significados, enfim, a educação humaniza-o. Então, torna-se importante defesa de uma educação pra as relações étnico-raciais, que reconheça e valorize as diversas identidades culturais, o pluralismo racial, tendo por base uma cultura da diferença. A instituição de Educação Infantil é o espaço educativo por excelência para que desenvolva uma nova consciência fundamentada no respeito coletivo e no princípio da diferença. Por fim, considera-se que não dá para negar o racismo. A luta contra o racismo deve ser permanente e a educação, a escola tem um papel social quanto ao processo de humanização do homem, e o professor tem o compromisso ético de não deixar que as crianças continuem sofrendo com práticas racistas nas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Monografia Amanda Gomes Mendes Machado.pdf | 346,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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