PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6258
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação educação, cultura, currículo e a formação de professores numa perspectiva multicultural
Autor(es): Lima, Rafael
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Loures, Patricia Marcelina
Resumo: O presente estudo trata da temática “educação, cultura e currículo numa perspectiva multicultural” que propõe investigar como se dá a relação educação, cultura e currículo e como o currículo numa perspectiva multicultural pode contribuir para a formação de professores. Esta pesquisa busca refletir criticamente a educação formal, abordando aspectos da educação na perspectiva do multiculturalismo para viabilizar uma formação docente pautada pela diversidade cultural. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, envolvendo um relevante quadro de referências de vários autores de campos diferentes do conhecimento como: Brandão (1981); Laraia (1986); Silva (1999); Charlot (2013); Santos (2017), Moreira e Candau (2013); Lopes e Macedo (2011), entre outros. Discute-se que, a educação não se realiza independente dos processos culturaisque fazem parte das sociedades humanas, pois ela se envolve com tudo que dada sociedade produz na relação com a natureza e com o social. O currículo é um elemento importante na educação em que se definem os conhecimentos, saberes e comportamentos que devem ser incorporados pela educação e também é concebido conforme o projeto de dada sociedade, mediante uma teoria e o contexto histórico. O presente estudo considera fundamental um currículo que expressa a diversidade, nessa direção da perspectiva multicultural. Devido a isso, defende que um currículo pautado na diversidade pode contribuir para construir atitudes, comportamentos e produzir conhecimentos relevantes contra desigualdades, preconceitos e discriminações, formando professores que possam refletir o contexto em que estão inseridos, e desenvolvam um olhar crítico para a realidade social dos grupos subalternizados.
Palavras-chave: Educação
Cultura
Currículo
Multiculturalismo
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6258
Data do documento: 24-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NC Monografia Rafael.pdf591,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador