Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6258
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relação educação, cultura, currículo e a formação de professores numa perspectiva multicultural |
Autor(es): | Lima, Rafael |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Loures, Patricia Marcelina |
Resumo: | O presente estudo trata da temática “educação, cultura e currículo numa perspectiva multicultural” que propõe investigar como se dá a relação educação, cultura e currículo e como o currículo numa perspectiva multicultural pode contribuir para a formação de professores. Esta pesquisa busca refletir criticamente a educação formal, abordando aspectos da educação na perspectiva do multiculturalismo para viabilizar uma formação docente pautada pela diversidade cultural. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, envolvendo um relevante quadro de referências de vários autores de campos diferentes do conhecimento como: Brandão (1981); Laraia (1986); Silva (1999); Charlot (2013); Santos (2017), Moreira e Candau (2013); Lopes e Macedo (2011), entre outros. Discute-se que, a educação não se realiza independente dos processos culturaisque fazem parte das sociedades humanas, pois ela se envolve com tudo que dada sociedade produz na relação com a natureza e com o social. O currículo é um elemento importante na educação em que se definem os conhecimentos, saberes e comportamentos que devem ser incorporados pela educação e também é concebido conforme o projeto de dada sociedade, mediante uma teoria e o contexto histórico. O presente estudo considera fundamental um currículo que expressa a diversidade, nessa direção da perspectiva multicultural. Devido a isso, defende que um currículo pautado na diversidade pode contribuir para construir atitudes, comportamentos e produzir conhecimentos relevantes contra desigualdades, preconceitos e discriminações, formando professores que possam refletir o contexto em que estão inseridos, e desenvolvam um olhar crítico para a realidade social dos grupos subalternizados. |
Palavras-chave: | Educação Cultura Currículo Multiculturalismo Formação docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6258 |
Data do documento: | 24-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
NC Monografia Rafael.pdf | 591,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador