PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T19:16:50Z-
dc.date.available2023-06-30T19:16:50Z-
dc.date.issued2023-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6258-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA relação educação, cultura, currículo e a formação de professores numa perspectiva multiculturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Loures, Patricia Marcelinapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332145739739275pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da temática “educação, cultura e currículo numa perspectiva multicultural” que propõe investigar como se dá a relação educação, cultura e currículo e como o currículo numa perspectiva multicultural pode contribuir para a formação de professores. Esta pesquisa busca refletir criticamente a educação formal, abordando aspectos da educação na perspectiva do multiculturalismo para viabilizar uma formação docente pautada pela diversidade cultural. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, envolvendo um relevante quadro de referências de vários autores de campos diferentes do conhecimento como: Brandão (1981); Laraia (1986); Silva (1999); Charlot (2013); Santos (2017), Moreira e Candau (2013); Lopes e Macedo (2011), entre outros. Discute-se que, a educação não se realiza independente dos processos culturaisque fazem parte das sociedades humanas, pois ela se envolve com tudo que dada sociedade produz na relação com a natureza e com o social. O currículo é um elemento importante na educação em que se definem os conhecimentos, saberes e comportamentos que devem ser incorporados pela educação e também é concebido conforme o projeto de dada sociedade, mediante uma teoria e o contexto histórico. O presente estudo considera fundamental um currículo que expressa a diversidade, nessa direção da perspectiva multicultural. Devido a isso, defende que um currículo pautado na diversidade pode contribuir para construir atitudes, comportamentos e produzir conhecimentos relevantes contra desigualdades, preconceitos e discriminações, formando professores que possam refletir o contexto em que estão inseridos, e desenvolvam um olhar crítico para a realidade social dos grupos subalternizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NC Monografia Rafael.pdf591,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador