Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Rafael | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T19:16:50Z | - |
dc.date.available | 2023-06-30T19:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6258 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | A relação educação, cultura, currículo e a formação de professores numa perspectiva multicultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Loures, Patricia Marcelina | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0332145739739275 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata da temática “educação, cultura e currículo numa perspectiva multicultural” que propõe investigar como se dá a relação educação, cultura e currículo e como o currículo numa perspectiva multicultural pode contribuir para a formação de professores. Esta pesquisa busca refletir criticamente a educação formal, abordando aspectos da educação na perspectiva do multiculturalismo para viabilizar uma formação docente pautada pela diversidade cultural. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, envolvendo um relevante quadro de referências de vários autores de campos diferentes do conhecimento como: Brandão (1981); Laraia (1986); Silva (1999); Charlot (2013); Santos (2017), Moreira e Candau (2013); Lopes e Macedo (2011), entre outros. Discute-se que, a educação não se realiza independente dos processos culturaisque fazem parte das sociedades humanas, pois ela se envolve com tudo que dada sociedade produz na relação com a natureza e com o social. O currículo é um elemento importante na educação em que se definem os conhecimentos, saberes e comportamentos que devem ser incorporados pela educação e também é concebido conforme o projeto de dada sociedade, mediante uma teoria e o contexto histórico. O presente estudo considera fundamental um currículo que expressa a diversidade, nessa direção da perspectiva multicultural. Devido a isso, defende que um currículo pautado na diversidade pode contribuir para construir atitudes, comportamentos e produzir conhecimentos relevantes contra desigualdades, preconceitos e discriminações, formando professores que possam refletir o contexto em que estão inseridos, e desenvolvam um olhar crítico para a realidade social dos grupos subalternizados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
NC Monografia Rafael.pdf | 591,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador