PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6156
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Importância do uso da vacina como ferramenta no controle da raiva, febre aftosa e brucelose em bovinos
Autor(es): Rezende, Carolina Braga de
Primeiro Orientador: Mariano, Bruno de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira Neto, Osvaldo José da
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Otavio Cordeiro de
Resumo: O bem-estar animal por muito tempo foi negligenciado, porém, o tema se coloca em posição de destaque, devido recomendações mundiais do consumo de alimentos de origem animal. O rebanho bovino brasileiro apresenta destaque tanto no mercado interno quanto no externo, apresentando grande importância na economia do país e do mundo. Para que a pecuária brasileira se mantenha e conquiste novos mercados, é necessário controlar a situação sanitária animal, protegendo o rebanho bovino contra doenças. A prática da vacinação é amplamente difundida em animais e humanos, é uma ferramenta de fácil aquisição, manejo simples e de boa relação custo-benefício. A utilização de vacinas é uma das formas de profilaxia recomendada, visto a importância no controle de enfermidades animais, na produção de alimentos e na saúde pública. A importância de vacinar o rebanho bovino como ferramenta no controle das doenças febre aftosa, raiva e brucelose serve para evitar a disseminação dos vírus e bactérias. Assim como qualquer medicamento, espera-se que as vacinas apresentem eficácia, conferindo resposta imune prolongada, estimulando memória imunológica. Colocar em prática um calendário pode ser determinante para a saúde dos animais e dos que com eles convivem. Vacinar os animais é prevenir a ocorrência e a disseminação de doenças, mantendo-os saudáveis e minimizando os prejuízos econômicos. Para manter a saúde animal, alguns programas sanitários adotam medidas como vacinação e plano de contingência que são impostos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelos órgãos estaduais de defesa agropecuária e sanitária animal, buscando alcançar o status de zonas livres das doenças, com e sem vacinação.
Palavras-chave: Vacinação
Bovinocultura
Enfermidade
Prevenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6156
Data do documento: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Caroline Braga Rezende.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador