PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6152
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação e gestão de crise no segmento de moda: o caso Balenciaga 2022
Autor(es): Ramos, Ana Rachel Araújo
Primeiro Orientador: Ferreira, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Simão, Núbia da Cunha
Resumo: O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa a respeito de gestão de crise no ambiente da moda de luxo tomando o ocorrido com a marca Balenciaga como objeto de estudo. Para melhor compreensão foram discutidos temas como: Moda, Moda de Luxo, Balenciaga e Gestão de Crise. Fundamentaram as discussões deste trabalho autores como: Martino (2018), Svendsen (2010), Lipovetsky (2009), Dirix (2022), Forni (2013), Rosa (2007) e Yin (2012).O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso das estratégias comunicacionais realizadas pela Balenciaga no sentido de gerir sua imagem diante da repercussão negativa das campanhas “Gift Shop” e Primavera/Verão 2023. A análise revelou a eficácia das estratégias de comunicação da marca, que apesar de apaziguarem o cancelamento na internet, ainda não restabeleceram a marca como uma das mais desejadas do mercado.
Abstract: This paper is a research about crisis management in the luxury fashion environment, taking the Balenciaga brand as an object of study. For better understanding, topics such as: Fashion, Luxury Fashion, Balenciaga and Crisis Management were discussed. The discussions of this work were based on authors such as: Martino (2018), Svendsen (2010), Lipovetsky (2009), Dirix (2022), Forni (2013), Rosa (2007) and Yin (2012). The methodological procedure adopted was the case study of the communicational strategies carried out by Balenciaga in order to manage its image in the face of the negative repercussion of the "Gift Shop" and Spring/Summer 2023 campaigns. The analysis revealed the effectiveness of the brand's communication strategies, which despite appeasing the cancellation on the Internet, have not yet re-established the brand as one of the most desired in the market.
Palavras-chave: Comunicação
Moda
Balenciaga
Gestão de crise
Gift Shop 2022
Primavera/verão 2023
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6152
Data do documento: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
COMUNICACAO E GESTAO DE CRISE NO SEGMENTO DE MODA _CASO BALENCIAGA.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador