PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6109
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação nazista: instrumento de sujeição das massas
Autor(es): Barbosa, Esther Marciano
Primeiro Orientador: Pereira, Mardônio Mardônio
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Renato Barros de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as características da Educação Nazista durante o governo de Adolf Hitler entre 1933 e 1945 na Alemanha, examinando como a educação formal e a não-formal foram utilizadas como meio de sujeição das massas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente, incluindo uma análise da ascensão de Hitler ao poder, bem como uma investigação do currículo nazista e da forma como foi estabelecido nas instituições de ensino alemãs, destacando também o papel dos professores. A partir disso, compreende-se que a educação foi usada como meio de doutrinação de crianças e jovens, visando a criação de soldados fiéis e leais a Hitler, com o objetivo final de fortalecer a "raça ariana". Diante dessa perspectiva de educação que buscava o controle, o domínio e a docilização dos corpos, é apresentada, em contrapartida, uma perspectiva educacional que se baseia na autonomia, na liberdade e na transformação do sujeito, visando alcançar a condição de emancipação. Para isso, foram utilizados autores muito importantes, como Immanuel Kant, Theodor Adorno e Paulo Freire, buscando pensar em uma educação que se afaste do totalitarismo e da opressão
Palavras-chave: Educação
Nazismo
Juventude hitlerista
Segunda Guerra Mundial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6109
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Esther.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador