Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6109
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Esther Marciano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T13:01:14Z | - |
dc.date.available | 2023-06-28T13:01:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6109 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Nazismo | - |
dc.subject | Juventude hitlerista | - |
dc.subject | Segunda Guerra Mundial | - |
dc.title | Educação nazista: instrumento de sujeição das massas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Mardônio Mardônio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0516-7905 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5753688868778660 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Renato Barros de | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8393-6557 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1288153314499688 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-2220-9932 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5736362178244406 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo compreender as características da Educação Nazista durante o governo de Adolf Hitler entre 1933 e 1945 na Alemanha, examinando como a educação formal e a não-formal foram utilizadas como meio de sujeição das massas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente, incluindo uma análise da ascensão de Hitler ao poder, bem como uma investigação do currículo nazista e da forma como foi estabelecido nas instituições de ensino alemãs, destacando também o papel dos professores. A partir disso, compreende-se que a educação foi usada como meio de doutrinação de crianças e jovens, visando a criação de soldados fiéis e leais a Hitler, com o objetivo final de fortalecer a "raça ariana". Diante dessa perspectiva de educação que buscava o controle, o domínio e a docilização dos corpos, é apresentada, em contrapartida, uma perspectiva educacional que se baseia na autonomia, na liberdade e na transformação do sujeito, visando alcançar a condição de emancipação. Para isso, foram utilizados autores muito importantes, como Immanuel Kant, Theodor Adorno e Paulo Freire, buscando pensar em uma educação que se afaste do totalitarismo e da opressão | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Esther.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador