PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Esther Marcianopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T13:01:14Z-
dc.date.available2023-06-28T13:01:14Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNazismo-
dc.subjectJuventude hitlerista-
dc.subjectSegunda Guerra Mundial-
dc.titleEducação nazista: instrumento de sujeição das massaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Mardônio Mardôniopt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0516-7905pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5753688868778660pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Renato Barros dept_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8393-6557pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dept_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2220-9932pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender as características da Educação Nazista durante o governo de Adolf Hitler entre 1933 e 1945 na Alemanha, examinando como a educação formal e a não-formal foram utilizadas como meio de sujeição das massas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente, incluindo uma análise da ascensão de Hitler ao poder, bem como uma investigação do currículo nazista e da forma como foi estabelecido nas instituições de ensino alemãs, destacando também o papel dos professores. A partir disso, compreende-se que a educação foi usada como meio de doutrinação de crianças e jovens, visando a criação de soldados fiéis e leais a Hitler, com o objetivo final de fortalecer a "raça ariana". Diante dessa perspectiva de educação que buscava o controle, o domínio e a docilização dos corpos, é apresentada, em contrapartida, uma perspectiva educacional que se baseia na autonomia, na liberdade e na transformação do sujeito, visando alcançar a condição de emancipação. Para isso, foram utilizados autores muito importantes, como Immanuel Kant, Theodor Adorno e Paulo Freire, buscando pensar em uma educação que se afaste do totalitarismo e da opressãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Esther.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador