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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6079
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | E agora, acabou a brincadeira? A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental |
Autor(es): | Alves, Jennifer Fabiana da Silva |
Primeiro Orientador: | Almeida, Renato Barros de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi |
Resumo: | A presente monografia é um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientada pelo Prof. Dr. Renato Barros de Almeida. Este trabalho tem como temática a transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, problematizando o modo pelo qual os professores que atuam nessas instâncias compreendem a brincadeira como elemento importante e necessário para dar continuidade nos processos de aprendizagem das crianças, cujos objetivos foram o estudo acerca do sentido da brincadeira e como ela se presentifica nesse processo, identificando dessa forma, o uso e a apropriação do brincar na transição. As discussões foram tratadas por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento das produções sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental e a brincadeira presente nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como a compreensão do brincar pelo ensino fundamental de nove anos. O levantamento de teses e dissertações foram realizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações — BDTD. Como referencial teórico foram utilizados como principais autores Cardoso (2018), Sprea (2018), Barreto (2018), Melo (2020), Dantas (2021) e Nois (2021). Este trabalho de conclusão de curso está dividido em dois capítulos. Vale ressaltar que, apesar da transição, está descrita nos documentos legais e orientadores como um momento imprescindível para reflexões, sendo disposto por algumas a necessidade de continuidades nos processos educativos, mantendo o tempo e espaço para o brincar. Na prática cotidiana se perde a ideia de criança como sujeito sócio-histórico, sendo protagonista de seu desenvolvimento e a brincadeira acaba sendo substituída por atividades sistematizadas e fragmentadas em nome da necessidade de alfabetização e maturação das crianças em meio ao seu processo acadêmico. |
Palavras-chave: | Transição Educação infantil Ensino fundamental Brincadeira |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6079 |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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