PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6079
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: E agora, acabou a brincadeira? A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Autor(es): Alves, Jennifer Fabiana da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Renato Barros de
metadata.dc.contributor.referee1: Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi
Resumo: A presente monografia é um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientada pelo Prof. Dr. Renato Barros de Almeida. Este trabalho tem como temática a transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, problematizando o modo pelo qual os professores que atuam nessas instâncias compreendem a brincadeira como elemento importante e necessário para dar continuidade nos processos de aprendizagem das crianças, cujos objetivos foram o estudo acerca do sentido da brincadeira e como ela se presentifica nesse processo, identificando dessa forma, o uso e a apropriação do brincar na transição. As discussões foram tratadas por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento das produções sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental e a brincadeira presente nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como a compreensão do brincar pelo ensino fundamental de nove anos. O levantamento de teses e dissertações foram realizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações — BDTD. Como referencial teórico foram utilizados como principais autores Cardoso (2018), Sprea (2018), Barreto (2018), Melo (2020), Dantas (2021) e Nois (2021). Este trabalho de conclusão de curso está dividido em dois capítulos. Vale ressaltar que, apesar da transição, está descrita nos documentos legais e orientadores como um momento imprescindível para reflexões, sendo disposto por algumas a necessidade de continuidades nos processos educativos, mantendo o tempo e espaço para o brincar. Na prática cotidiana se perde a ideia de criança como sujeito sócio-histórico, sendo protagonista de seu desenvolvimento e a brincadeira acaba sendo substituída por atividades sistematizadas e fragmentadas em nome da necessidade de alfabetização e maturação das crianças em meio ao seu processo acadêmico.
Palavras-chave: Transição
Educação infantil
Ensino fundamental
Brincadeira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6079
Data do documento: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia pós banca 27.06.2023 para RAG.pdf443,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador