Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Jennifer Fabiana da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T22:41:55Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T22:41:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6079 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.title | E agora, acabou a brincadeira? A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Renato Barros de | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8393-6557 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1288153314499688 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4308852280662013 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia é um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientada pelo Prof. Dr. Renato Barros de Almeida. Este trabalho tem como temática a transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, problematizando o modo pelo qual os professores que atuam nessas instâncias compreendem a brincadeira como elemento importante e necessário para dar continuidade nos processos de aprendizagem das crianças, cujos objetivos foram o estudo acerca do sentido da brincadeira e como ela se presentifica nesse processo, identificando dessa forma, o uso e a apropriação do brincar na transição. As discussões foram tratadas por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento das produções sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental e a brincadeira presente nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como a compreensão do brincar pelo ensino fundamental de nove anos. O levantamento de teses e dissertações foram realizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações — BDTD. Como referencial teórico foram utilizados como principais autores Cardoso (2018), Sprea (2018), Barreto (2018), Melo (2020), Dantas (2021) e Nois (2021). Este trabalho de conclusão de curso está dividido em dois capítulos. Vale ressaltar que, apesar da transição, está descrita nos documentos legais e orientadores como um momento imprescindível para reflexões, sendo disposto por algumas a necessidade de continuidades nos processos educativos, mantendo o tempo e espaço para o brincar. Na prática cotidiana se perde a ideia de criança como sujeito sócio-histórico, sendo protagonista de seu desenvolvimento e a brincadeira acaba sendo substituída por atividades sistematizadas e fragmentadas em nome da necessidade de alfabetização e maturação das crianças em meio ao seu processo acadêmico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia pós banca 27.06.2023 para RAG.pdf | 443,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador