PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/598
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil acadêmico e profissional de docentes de Fisioterapia: análise sobre a infraestrutura e matriz curricular do curso
Autor(es): Tristão, Amanda Lima
Primeiro Orientador: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Elizabeth Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Utida, Victor Hugo de Sousa
Resumo: Para que a Universidade exerça seu papel de formação universitária é necessário ter um quadro docente qualificado da instituição de ensino superior em saúde e que seja preparado para adversidades que a vida de um professor universitário enfrenta. Objetivo: avaliar a formação e experiência dos professores do curso de Fisioterapia da PUC Goiás, analisando suas opiniões sobre a estrutura física e curricular do referido curso. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, que avaliou o perfil, formação, experiência acadêmica ea opinião do professor de fisioterapia através de um questionário online. Resultados: A caracterização do perfil demográfico e acadêmico dos participantes identificou que a maioria do corpo docente é do sexo feminino, com idade média de 42,56±7,32 anos, natural de Goiânia, sendo Goiás o estado de origem. Em relação à formação em Fisioterapia, metade dos participantes se graduou pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), e 14 (41,2%) deles têm entre16 e 20 anos de formados. Conclusão: Verificou-se após avaliar tanto o perfil dos docentes do curso, quanto suas opiniões no que diz respeito à infraestrutura e matriz curricular que a universidade pesquisada por seus docentes no referido curso que apresenta adequada condições físicas para desenvolver as suas práticas de ensino, pesquisa e extensão. Quanto à matriz curricular, atende por ser classificada pelos mesmos como razoável para boa, com isso, requer seja realizada uma adequação do projeto pedagógico do curso de Fisioterapia Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
Abstract: The fundamental role of the higher education institution in health is to have a well qualified teaching staff prepared for adversities that the life of a university professor faces. Objective: to evaluate the training and experience of the teachers of the Physiotherapy course at PUC Goiás, analyzing their opinions about the physical and curricular structure of the said course. Methods: This is a cross-sectional study that evaluated the opinion of physiotherapy teachers through an online questionnaire. Results: The training and experience of the teachers of the Physiotherapy course at PUC Goiás, after analyzing their opinions about the physical and curricular structure of the said course, can be affirmed to be good with the professors surveyed presenting important experiences and knowledge to some extent, considerable, therefore, with enough baggage to provide a good follow-up with the students of the Physiotherapy course because they have demonstrated good training , great teaching and didactic time, a framework that is reinforced by the adequate infrastructure that the researched university provides. Conclusion: It was verified after evaluating both the profile of the professors of the course, as well as their opinions regarding the infrastructure and curriculum matrix that the university researched by its professors in the said course that presents adequate physical conditions to develop its teaching, research and extension practices. As for the curriculum, it is classified by them as reasonable for good, with this, it requires an adaptation of the pedagogical project of the Course of Physiotherapy Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás).
Palavras-chave: Perfil docente
Matriz curricular
Estrutura física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/598
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Lima Tristao.pdf354,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador