PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5940
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inventário extrajudicial: análise da possibilidade de realização diante da existência de testamento
Autor(es): Navarro, Crystina Peixoto
Primeiro Orientador: Sousa, Denise Fonseca Félix de
metadata.dc.contributor.referee1: Goes, Tatyane Karen da Silva
Resumo: A presente monografia tem como objetivo de analisar as razões a embasar a possibilidade de realização de inventário extrajudicial mesmo diante da existência de testamento. A busca pela agilidade e a segurança jurídica processual. Há uma grande deficiência do Poder Judiciário em absorver esse excesso de demanda para soluções, diante disso, há uma forte tendência do direito em descarregar os Fóruns e Tribunais remetendo várias de suas atribuições às serventias extrajudiciais, que acabam por fornecer um serviço especializado e com maior celeridade. No entanto, no tocante aos processos de inventário, o legislador possibilitou, em caso de todos os herdeiros serem capazes, concordes e de o de cujus não ter deixado testamento, o procedimento de inventário será realizado na esfera extrajudicial em um Tabelionato de Notas. Porém, o problema ocorre quando não existem herdeiros incapazes e as partes estão de acordo com a partilha, porém, o falecido deixou testamento e nessa situação o inventário terá que ser necessariamente judicial, mesmo que o testamento seja público. Nesse viés, a pesquisa, tem como objetivo estudar a viabilidade de fazer inventário extrajudicial com a existência de testamento, bastando apenas que haja capacidade, por parte de todos os sucessores e consensualidade com a partilha e com as disposições testamentárias. Assim, a importância social está em demonstrar que a imposição às partes de fazerem inventário judicial quando houver deixado testamento, acaba por prejudicá-los em razão de forçá-los a percorrer um longo procedimento judicial, mesmo havendo consensualidade.
Palavras-chave: Inventário
Testamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5940
Data do documento: 27-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC- Crystina Navarro .pdf608,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador