PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5939
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O crescimento no uso das tecnologias em cenário de pandemia e os seus impactos para o acesso à justiça
Autor(es): Silva, Ana Karoline Ferreira da
Primeiro Orientador: Moi, Fernanda de Paula Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Marina Rúbia Mendonça Lôbo de
Resumo: Este artigo tem natureza teórica, com objetivo de apresentar o crescimento do uso de meios tecnológicos ante o cenário pandêmico mundial enfrentado pelo ser humano. Nessa pesquisa, o método utilizado será omaterialismo histórico dialético criado por Karl Marx e Friedrich Engels, pois esse método visa o enfoque teórico, metodológico a partir das grandes transformações da história e das sociedades humanas. A metodologia a ser utilizada na elaboração da pesquisa envolverá a pesquisa bibliográfica, realizada através da leitura de livros, artigos científicos, e outras fontes bibliográficas. A tecnologia é um meio que liga as pessoas de alguma forma, e seu uso facilita a vida do ser humano diariamente, trazendo soluções eficientes no desenvolvimento de diversas atividades. O avanço tecnológico é um contexto que apresenta diversas transformações na história e na sociedade. Esse avanço se faz presente no mundo atual e continua transformando a sociedade, que se encontra cada vez mais tendenciosa ao mundo tecnológico. Apesar dos recursos tecnológicos já serem usados há anos, o surgimento da COVID-19 fez com que a virtualização crescesse em proporção ainda maior. Diante do estado de calamidade em que o mundo se encontrou, ela se tornou fundamental na manutenção da conexão entre as pessoas. Com o distanciamento, a tecnologia tornou possível a continuidade de atividades importantes, de forma remota, inclusive o acesso à Justiça. No contexto da Justiça, o distanciamento fez com que o Poder Judiciário desenvolvesse meios de garantir, o acesso das pessoas a uma prestação jurisdicional eficaz, que apesar do cenário crítico, continuou a trabalhar e exercer seu papel para com a sociedade, aprimorando meios e maneiras para que o judiciário não estagnasse. Diante da atitude tomada pelo Poder Judiciário para continuar atendendo a sociedade, conclui-se que a tecnologia foi o meio eficiente e eficaz que contribuiu integralmente para o feito.
Palavras-chave: Tecnologia
Pandemia
Acesso remoto
Poder judiciário
Acesso à justiça
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5939
Data do documento: 20-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ANA KAROLINE FERREIRA DA SILVA.pdf390,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador