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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5870
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os benefícios do exercício físico ao desenvolvimento cognitivo de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
Autor(es): | Nascimento, Geovanna Sanzoni Bruno dos Santos |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moraes, Rafael Felipe de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Collus, Izabel Alves Calvão |
Resumo: | O exercício físico pode influenciar vários dos mecanismos cognitivos afetados pelo TDAH. É recomendação às terapias cognitivas-comportamentais, viés não medicamentoso ao tratamento do transtorno. No âmbito da terapia comportamental encontra-se legalmente preconizado o apoio educacional, onde diferentes tipos de intervenções, na sala de aula ou na quadra,são empregados para amenizar os prejuízos exibidos por alunos com TDAH.Assim, o trabalho vincula-se a linha de pesquisa em Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais,sendo o objetivo geral deste descrever os efeitos dos exercícios físicos no desenvolvimento de estudantes com TDAH. A pesquisa se classifica como um estudo indireto, bibliográfico. Os resultados encontrados evidenciam queos exercícios físicos aplicados no ambiente escolar trazem motivação, satisfação, sensação de bem-estar e reconhecimento de limites sociocomportamentais, ratificandoaumento da atividade cerebral e da função cognitiva. |
Abstract: | Physical exercise can influence several of the cognitive mechanisms affected by ADHD. It is a recommendation for cognitive-behavioral therapies, non-drug bias in the treatment of the disorder. Within the scope of behavioral therapy, educational support is legally recommended, where different types of interventions, in the classroom or on the court, are used to alleviate the damage shown by students with ADHD. Thus, the work is linked to the line of research in Physical Education, Pedagogical and Social Practices, with the general objective of describing the effects of physical exercises on the development of students with ADHD. The research is classified as an indirect, bibliographical study. The results show that the physical exercises applied in the school environment bring motivation, satisfaction, a sense of well-being and recognition of socio-behavioral limits, confirming an increase in brain activity and cognitive function. |
Palavras-chave: | Exercício físico Estudantes TDAH Desenvolvimento cognitivo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5870 |
Data do documento: | 19-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
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