PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
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dc.creatorNascimento, Geovanna Sanzoni Bruno dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T13:37:08Z-
dc.date.available2023-06-24T13:37:08Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5870-
dc.description.abstractPhysical exercise can influence several of the cognitive mechanisms affected by ADHD. It is a recommendation for cognitive-behavioral therapies, non-drug bias in the treatment of the disorder. Within the scope of behavioral therapy, educational support is legally recommended, where different types of interventions, in the classroom or on the court, are used to alleviate the damage shown by students with ADHD. Thus, the work is linked to the line of research in Physical Education, Pedagogical and Social Practices, with the general objective of describing the effects of physical exercises on the development of students with ADHD. The research is classified as an indirect, bibliographical study. The results show that the physical exercises applied in the school environment bring motivation, satisfaction, a sense of well-being and recognition of socio-behavioral limits, confirming an increase in brain activity and cognitive function.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleOs benefícios do exercício físico ao desenvolvimento cognitivo de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003622639575006pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Rafael Felipe dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524903131043945pt_BR
dc.contributor.referee3Collus, Izabel Alves Calvãopt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384514661532630pt_BR
dc.description.resumoO exercício físico pode influenciar vários dos mecanismos cognitivos afetados pelo TDAH. É recomendação às terapias cognitivas-comportamentais, viés não medicamentoso ao tratamento do transtorno. No âmbito da terapia comportamental encontra-se legalmente preconizado o apoio educacional, onde diferentes tipos de intervenções, na sala de aula ou na quadra,são empregados para amenizar os prejuízos exibidos por alunos com TDAH.Assim, o trabalho vincula-se a linha de pesquisa em Educação Física, Práticas Pedagógicas e Sociais,sendo o objetivo geral deste descrever os efeitos dos exercícios físicos no desenvolvimento de estudantes com TDAH. A pesquisa se classifica como um estudo indireto, bibliográfico. Os resultados encontrados evidenciam queos exercícios físicos aplicados no ambiente escolar trazem motivação, satisfação, sensação de bem-estar e reconhecimento de limites sociocomportamentais, ratificandoaumento da atividade cerebral e da função cognitiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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