PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5836
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nefrotoxicidade associada ao consumo da carambola: uma revisão de literatura
Autor(es): Vasconcellos, Marcia Magalhães Pinto
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Falco, Marianne de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alessandra Macedo Sara da
Resumo: Introdução: A carambola é rica em oxalato ou ácido oxálico (80-730 mg/dL na fruta), um ácido nefrotóxico em altas concentrações. Objetivo: avaliar os efeitos do consumo de carambola na função renal em pacientes com doença renal aguda e crônica, ou sem comprometimento renal, por meio de uma revisão de literatura. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa, , por meio das bases de dados Pubmed, Medline, Scielo e Lilacs, considerando artigos publicados entre 2013 e 2023, usando os seguintes descritores: ‘Averrhoa’, ‘Averrhoa carambola’, ‘Caramboleira’, ‘Caramboleira-Amarela’. Resultados: Um total de 13 artigos foram incluídos. Na maioria dos estudos, os pacientes que ingeriram carambola (in natura ou suco da fruta) apresentaram comprometimento renal posterior, em razão do efeito nefrotóxico dos oxalatos ( ácido oxálico) e da neurotoxina caramboxina. Não houve consenso com relação à porção/quantidade de ingestão que gera alteração da função renal. Quanto aos sintomas ocasionados pelo excesso de oxalato dietético, a totalidade dos pacientes apresentaram um quadro de dor abdominal, anorexia e urina escamosa. Discussão: A nefrotoxicidade induzida pela carambola possui gravidades variadas, no paciente com doença renal prévia o risco é mais elevado. A caramboxina é responsável pela hiperexcitabilidade cerebral, por atravessar a barreira hematoencefálica. Conclusões: A doença renal crônica foi identificada como o principal fator de risco e gravidade, associada a toxicidade induzida pela carambola, em razão da menor eficiência na eliminação dos oxalatos e da caramboxina nesses pacientes. As manifestações neurológicas mais descritas nos estudos foram confusão mental, tontura, agitação psicomotora, soluços intratáveis e convulsões. O aparecimento desses sintomas também foi observado em pacientes saudáveis.
Palavras-chave: Averrhoa
Oxalatos
Nefropatias
Insuficiência renal crônica
Sucos de frutas e vegetais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5836
Data do documento: 20-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcia .pdf667,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador