PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5474
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Flexibilização das normas trabalhistas: a importância e as limitações da flexibilidade da jornada de trabalho
Autor(es): Ferreira, Eliza da Silva
Primeiro Orientador: Borges, Fernanda da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Cláudia Glênia Silva de
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a flexibilização da jornada de trabalho no âmbito da relação de trabalho, sua importância no atual contexto de diminuição das atividades profissionais tradicionais e, finalmente, os constrangimentos impostos à flexibilização. Diante das rápidas mudanças trazidas pelas novas tecnologias de produção, o estudo também visa conceituar mecanismos de flexibilização do direito do trabalho e identificar níveis mínimos de proteção ao trabalhador. Este estudo visou desmistificar o argumento de que a barreira para o pleno desenvolvimento econômico e social de um país está nas amplas proteções concedidas aos trabalhadores, que sofreram um duro e persistente golpe em sua estrutura sob o rótulo de "flexibilidade", mas na realidade por um lado, corresponde à desregulamentação do Direito do Trabalho e à moderação de seus princípios básicos. Com o aprofundamento da pesquisa sobre a flexibilização da jornada de trabalho na relação de trabalho, conclui-se que ela não deve ser pautada apenas pelas necessidades do mercado de trabalho, mas também pautada na dignidade humana do trabalhador. pessoas e estão protegidos pelos princípios do direito do trabalho. A conclusão final foi que a melhoria da competitividade e a criação de empregos não podem ser superadas simplesmente pela flexibilidade da jornada de trabalho. O desemprego também deve ser enfrentado por meio da implementação de políticas públicas que criem mecanismos que equilibrem os interesses de empregadores e empregados, a fim de evitar a mitigação de direitos inacessíveis aos trabalhadores.
Palavras-chave: Flexibilização
Jornada de trabalho
Proteção ao trabalhador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5474
Data do documento: 25-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ELIZA DA SILVA FERREIRA.pdf357,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador