Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5412
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tecnologias digitais em teoremas de geometria euclidiana utilizando o software GeoGebra |
Autor(es): | Rezende, Jeovana Teixeira de |
Primeiro Orientador: | Pela, Rosimara Fachin |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pela, Rosimara Fachin |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Bercholina Honorato |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vieira, Vanda Domingos |
Resumo: | O intuito deste trabalho e mostrar que o uso da tecnologia, de forma inovadora, se tornou uma ferramenta excelente para o cotidiano do professor em sala de aula. Será usado o software GeoGebra para mostrar visualmente algumas demonstrações de teoremas, dentro da geometria euclidiana. Pois é evidente que conteúdos como esse, tem uma maior dificuldade de compreensão, já que é algo completamente abstrato e dedutivo, desde modo, usa-se a tecnologia a favor do professor, explorando os recursos visuais que esse software apresenta. É fato que fazer essas demonstrações de forma visual contribui para uma maturidade intelectual do aluno, pois o mesmo consegue visualizar o objeto de estudo em suas diversas formas, propriedades e construção. A metodologia designada para este trabalho, começa contextualizando a tecnologia digital, falando sobre sua importância no cenário cotidiano através de suas evoluções, até as tecnologias utilizada na educação e na matemática, em seguida inicia-se um breve resumo sobre a história da geometria euclidiana, sobre a vida e contribuições de Pitágoras e Tales de Mileto, no âmbito matemático. Para assim realizar as demonstrações de cada Teorema destes matemáticos, com o intuito de apresentá-las através de uma tecnologia digital e visual, onde o software escolhido faz exatamente o papel de simplificar a visualização destas demonstrações. É compreensível que a realização dessa metodologia em sala de aula, acompanha diversas dificuldades, principalmente a falta de recursos e acesso as tecnologias necessárias, pois diversas instituições de ensino possui uma infraestrutura precária quando se trata de tecnologia. O fato é, a educação necessita de investimentos em recursos tecnológicos nas escolas e formação continuada para os professores, e este trabalho pretende exemplificar que é possível à execução de uma metodologia ativa e lúdica, realizável para a sala de aula, favorecendo assim o ensino-aprendizagem em Matemática. |
Palavras-chave: | Tecnologia Metodologia Sala de aula Software |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5412 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC final Jeovana Teixeira de Rezende (4).pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador