Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rezende, Jeovana Teixeira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T22:50:28Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T22:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5412 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais em teoremas de geometria euclidiana utilizando o software GeoGebra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pela, Rosimara Fachin | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1632178399296073 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pela, Rosimara Fachin | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1632178399296073 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Bercholina Honorato | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9796507414835721 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vieira, Vanda Domingos | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7214304736762912 | pt_BR |
dc.description.resumo | O intuito deste trabalho e mostrar que o uso da tecnologia, de forma inovadora, se tornou uma ferramenta excelente para o cotidiano do professor em sala de aula. Será usado o software GeoGebra para mostrar visualmente algumas demonstrações de teoremas, dentro da geometria euclidiana. Pois é evidente que conteúdos como esse, tem uma maior dificuldade de compreensão, já que é algo completamente abstrato e dedutivo, desde modo, usa-se a tecnologia a favor do professor, explorando os recursos visuais que esse software apresenta. É fato que fazer essas demonstrações de forma visual contribui para uma maturidade intelectual do aluno, pois o mesmo consegue visualizar o objeto de estudo em suas diversas formas, propriedades e construção. A metodologia designada para este trabalho, começa contextualizando a tecnologia digital, falando sobre sua importância no cenário cotidiano através de suas evoluções, até as tecnologias utilizada na educação e na matemática, em seguida inicia-se um breve resumo sobre a história da geometria euclidiana, sobre a vida e contribuições de Pitágoras e Tales de Mileto, no âmbito matemático. Para assim realizar as demonstrações de cada Teorema destes matemáticos, com o intuito de apresentá-las através de uma tecnologia digital e visual, onde o software escolhido faz exatamente o papel de simplificar a visualização destas demonstrações. É compreensível que a realização dessa metodologia em sala de aula, acompanha diversas dificuldades, principalmente a falta de recursos e acesso as tecnologias necessárias, pois diversas instituições de ensino possui uma infraestrutura precária quando se trata de tecnologia. O fato é, a educação necessita de investimentos em recursos tecnológicos nas escolas e formação continuada para os professores, e este trabalho pretende exemplificar que é possível à execução de uma metodologia ativa e lúdica, realizável para a sala de aula, favorecendo assim o ensino-aprendizagem em Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC final Jeovana Teixeira de Rezende (4).pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador