PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Jeovana Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T22:50:28Z-
dc.date.available2022-12-20T22:50:28Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5412-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.titleTecnologias digitais em teoremas de geometria euclidiana utilizando o software GeoGebrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.contributor.referee1Pela, Rosimara Fachinpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632178399296073pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Bercholina Honoratopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9796507414835721pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.description.resumoO intuito deste trabalho e mostrar que o uso da tecnologia, de forma inovadora, se tornou uma ferramenta excelente para o cotidiano do professor em sala de aula. Será usado o software GeoGebra para mostrar visualmente algumas demonstrações de teoremas, dentro da geometria euclidiana. Pois é evidente que conteúdos como esse, tem uma maior dificuldade de compreensão, já que é algo completamente abstrato e dedutivo, desde modo, usa-se a tecnologia a favor do professor, explorando os recursos visuais que esse software apresenta. É fato que fazer essas demonstrações de forma visual contribui para uma maturidade intelectual do aluno, pois o mesmo consegue visualizar o objeto de estudo em suas diversas formas, propriedades e construção. A metodologia designada para este trabalho, começa contextualizando a tecnologia digital, falando sobre sua importância no cenário cotidiano através de suas evoluções, até as tecnologias utilizada na educação e na matemática, em seguida inicia-se um breve resumo sobre a história da geometria euclidiana, sobre a vida e contribuições de Pitágoras e Tales de Mileto, no âmbito matemático. Para assim realizar as demonstrações de cada Teorema destes matemáticos, com o intuito de apresentá-las através de uma tecnologia digital e visual, onde o software escolhido faz exatamente o papel de simplificar a visualização destas demonstrações. É compreensível que a realização dessa metodologia em sala de aula, acompanha diversas dificuldades, principalmente a falta de recursos e acesso as tecnologias necessárias, pois diversas instituições de ensino possui uma infraestrutura precária quando se trata de tecnologia. O fato é, a educação necessita de investimentos em recursos tecnológicos nas escolas e formação continuada para os professores, e este trabalho pretende exemplificar que é possível à execução de uma metodologia ativa e lúdica, realizável para a sala de aula, favorecendo assim o ensino-aprendizagem em Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC final Jeovana Teixeira de Rezende (4).pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador