PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da relação entre o posicionamento da Gorillaz e as marcas utilizadas em suas produções audiovisuais
Autor(es): Castro Neto, Sérgio Franco de
Primeiro Orientador: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
metadata.dc.contributor.referee1: Rosenzweig, Patrícia Quitero
metadata.dc.contributor.referee2: Brisolla, Márcia Regina Santos
Resumo: O posicionamento de uma marca reflete a forma que ela pretende se mostrar para o mercado e aparece de forma implícita ou explícita na sua comunicação. Bandas musicais também podem ser consideradas marcas e com isso possuem seu posicionamento implícito em uma de suas formas de comunicação, os videoclipes. O objeto de estudo dessa análise é a banda Gorillaz, que possui um posicionamento diferenciado por se tratar de uma produtora audiovisual que expandiu suas atividades para o ramo musical. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar como o posicionamento da banda Gorillaz aparece implícito em sua comunicação e para tanto foram levantados e estudados conceitos como marca, branding, placement bandas musicais e videoclipes no intuito de conseguir identificar como esse posicionamento é exposto. Atraves das teorias dos autores David Aaker; Armando Asti Vera; Valéria Brandini; Antonio Carlos Gil; Jean-No Kapferer; Kevin Keller; Marcos Machado; Philip Kotler; Marconi; Lakatos; José Antonio Dias; Rosangella Leote; Marcel Martin; José Roberto Martins; Maurício Taveira e Ruth Vásquez, pode-se confirmar as hipóteses: as inserções de marcas ocorrem de maneira indireta e refletem bem o posicionamento da banda; as inserções de marca dialogam com o tipo de público ativo que já consomem os videoclipes da banda Gorillaz. Também foi confirmado o objetivo, que é: analisar como ocorre a inserção dasmarcas nos videoclipes que compõem o corpus de pesquisa e de que forma elas dialogam com o posicionamento da banda Gorillaz.
Palavras-chave: Posicionamento
Estética do videoclipe
Comunicação
Publicidade e propaganda
Animação
Placement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5331
Data do documento: 8-Dez-2022
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