PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro Neto, Sérgio Franco dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T02:46:59Z-
dc.date.available2022-12-20T02:46:59Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5331-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPosicionamentopt_BR
dc.subjectEstética do videoclipept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPublicidade e propagandapt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectPlacementpt_BR
dc.titleAnálise da relação entre o posicionamento da Gorillaz e as marcas utilizadas em suas produções audiovisuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Murilo Gabriel Berardopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875663105993673pt_BR
dc.contributor.referee1Rosenzweig, Patrícia Quiteropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4863102169942326pt_BR
dc.contributor.referee2Brisolla, Márcia Regina Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353503822201134pt_BR
dc.description.resumoO posicionamento de uma marca reflete a forma que ela pretende se mostrar para o mercado e aparece de forma implícita ou explícita na sua comunicação. Bandas musicais também podem ser consideradas marcas e com isso possuem seu posicionamento implícito em uma de suas formas de comunicação, os videoclipes. O objeto de estudo dessa análise é a banda Gorillaz, que possui um posicionamento diferenciado por se tratar de uma produtora audiovisual que expandiu suas atividades para o ramo musical. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar como o posicionamento da banda Gorillaz aparece implícito em sua comunicação e para tanto foram levantados e estudados conceitos como marca, branding, placement bandas musicais e videoclipes no intuito de conseguir identificar como esse posicionamento é exposto. Atraves das teorias dos autores David Aaker; Armando Asti Vera; Valéria Brandini; Antonio Carlos Gil; Jean-No Kapferer; Kevin Keller; Marcos Machado; Philip Kotler; Marconi; Lakatos; José Antonio Dias; Rosangella Leote; Marcel Martin; José Roberto Martins; Maurício Taveira e Ruth Vásquez, pode-se confirmar as hipóteses: as inserções de marcas ocorrem de maneira indireta e refletem bem o posicionamento da banda; as inserções de marca dialogam com o tipo de público ativo que já consomem os videoclipes da banda Gorillaz. Também foi confirmado o objetivo, que é: analisar como ocorre a inserção dasmarcas nos videoclipes que compõem o corpus de pesquisa e de que forma elas dialogam com o posicionamento da banda Gorillaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEOpt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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