PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5324
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Igualdade em todos os campos: uma análise do posicionamento adotado pela Neoenergia a partir do patrocínio ao futebol brasileiro feminino e seus reflexos na comunicação institucional
Autor(es): Feitosa, Maria Clara Carvalho Maciel
Primeiro Orientador: Ferreira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee1: Normando, Jullena Santos de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Nomura, Luciana Hidemi Santana
Resumo: A presente monografia se refere a uma análise da campanha Igualdade Em Todos Os Campos da empresa Neoenergia, com foco no patrocínio à Seleção Brasileira de Futebol Feminino e Campeonato Brasileiro, que se destaca por ser o primeiro realizado de maneira exclusiva à modalidade feminina. Dessa forma, será analisada a comunicação da marca na plataforma Instagram com o objetivo de compreender se há alinhamento entre a empresa e a organização patrocinada. Para isso, a pesquisa terá como base os estudos de Dominique Maingueneau que possibilitarão a análise de discurso da comunicação institucional da Neoenergia. Quanto ao referencial teórico, que acresce à contextualização do trabalho, foram abarcados a comunicação institucional, além da inserção da mulher no campo do trabalho, um contando também com um breve histórico do futebol feminino no Brasil, englobando a desigualdade de gênero no âmbito social, cultural e político. O estudo também proporciona a compreensão de conceitos como femvertising e ciberativismo, perpassando pelo marketing de patrocínio, e como esses direcionam o posicionamento de uma marca no âmbito da comunicação social.
Palavras-chave: Marketing de patrocínio
Publicidade
Comunicação institucional
Futebol
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5324
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC (corrigido) - Maria Clara Carvalho (1).pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador