PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5284
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Libras como recurso fundamental de inclusão para pessoas surdas no esporte
Autor(es): Procópio, Ângela Lúcia Lima
Primeiro Orientador: Iwamoto, Thiago Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Iwamoto, Thiago Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Rafael Felipe de
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Marcos Paulo da Silva
Resumo: Resumo - Este estudo apresenta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como recurso fundamental de inclusão para pessoas surdas no esporte. Objetivo: Dialogar sobre a contribuição da aplicação da Língua Brasileira de Sinais para o desenvolvimento, socialização e inclusão de pessoas surdas no esporte. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com estilo narrativo, que buscou informações principalmente em publicações científicas, leis, decretos e sites de confederações de esporte, que abordassem a Língua Brasileira de Sinais como forma de interação e inclusão no esporte, mas também como ferramenta que pode auxiliar no desenvolvimento integral do surdo no esporte . Resultados: Os resultados demonstraram que a Língua Brasileira de Sinais é um recurso fundamental, pois contribui no processo de desenvolvimento da linguagem e do desenvolvimento motor das pessoas. Considerações: A Língua Brasileira de Sinais pode auxiliar a interação e a inclusão nas práticas esportivas, desse modo, a Língua Brasileira de Sinais precisa ser mais praticada e aplicada no esporte. Além disso, a falta de comunicação pode levar a pessoa surda ao afastamento social e consequentemente a problemas de coordenação motora que podem prejudicar o aprendizado das práticas esportivas.
Abstract: Abstract - This study presents the Brazilian Sign Language (LIBRAS) as a fundamental resource of inclusion for deaf people in sports. Objective: Dialogue on the contribution of the application of the Brazilian Sign Language to the development, socialization and inclusion of deaf individuals in sport. Method: This is a bibliographic review research, with narrative style, which sought information mainly in scientific publications, laws, decrees and sites of sports confederations, which addressed the Brazilian Sign Language as a form of interaction and inclusion in sport, but also as a tool that can help in the integral development of the hearing impaired. Results: The results showed that the Brazilian Sign Language is an important resource, as it contributes to the process of language development and motor development of people with hearing impairment. Considerations: The Brazilian Sign Language can help the interaction and inclusion in sports practices, so the Brazilian Sign Language needs to be more practiced and applied in sport. In addition, the lack of communication can lead the person with hearing impairment to social leave and consequently to problems of motor coordination that impair the learning of sports practices.
Palavras-chave: Surdez
Deficiente auditivo
Libras
Esporte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5284
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Ângela Lúcia Lima Procópio.pdf513,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador