PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorProcópio, Ângela Lúcia Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T21:07:25Z-
dc.date.available2022-12-19T21:07:25Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5284-
dc.description.abstractAbstract - This study presents the Brazilian Sign Language (LIBRAS) as a fundamental resource of inclusion for deaf people in sports. Objective: Dialogue on the contribution of the application of the Brazilian Sign Language to the development, socialization and inclusion of deaf individuals in sport. Method: This is a bibliographic review research, with narrative style, which sought information mainly in scientific publications, laws, decrees and sites of sports confederations, which addressed the Brazilian Sign Language as a form of interaction and inclusion in sport, but also as a tool that can help in the integral development of the hearing impaired. Results: The results showed that the Brazilian Sign Language is an important resource, as it contributes to the process of language development and motor development of people with hearing impairment. Considerations: The Brazilian Sign Language can help the interaction and inclusion in sports practices, so the Brazilian Sign Language needs to be more practiced and applied in sport. In addition, the lack of communication can lead the person with hearing impairment to social leave and consequently to problems of motor coordination that impair the learning of sports practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeficiente auditivopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.titleLibras como recurso fundamental de inclusão para pessoas surdas no esportept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Iwamoto, Thiago Camargopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384867084797134pt_BR
dc.contributor.referee1Iwamoto, Thiago Camargopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384867084797134pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Rafael Felipe dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524903131043945pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Marcos Paulo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8846388856522885pt_BR
dc.description.resumoResumo - Este estudo apresenta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como recurso fundamental de inclusão para pessoas surdas no esporte. Objetivo: Dialogar sobre a contribuição da aplicação da Língua Brasileira de Sinais para o desenvolvimento, socialização e inclusão de pessoas surdas no esporte. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com estilo narrativo, que buscou informações principalmente em publicações científicas, leis, decretos e sites de confederações de esporte, que abordassem a Língua Brasileira de Sinais como forma de interação e inclusão no esporte, mas também como ferramenta que pode auxiliar no desenvolvimento integral do surdo no esporte . Resultados: Os resultados demonstraram que a Língua Brasileira de Sinais é um recurso fundamental, pois contribui no processo de desenvolvimento da linguagem e do desenvolvimento motor das pessoas. Considerações: A Língua Brasileira de Sinais pode auxiliar a interação e a inclusão nas práticas esportivas, desse modo, a Língua Brasileira de Sinais precisa ser mais praticada e aplicada no esporte. Além disso, a falta de comunicação pode levar a pessoa surda ao afastamento social e consequentemente a problemas de coordenação motora que podem prejudicar o aprendizado das práticas esportivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação Física - Bachareladopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Ângela Lúcia Lima Procópio.pdf513,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador