PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5272
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Professores homens na educação infantil: desafios, conquistas, reconhecimentos e limites
Autor(es): Souza, Daniel Freitas de
Primeiro Orientador: Borges, Zelia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Curado, Márcia Helena Santos
Resumo: O estudo aqui apresentado traz uma reflexão sobre a atuação de profissionais do gênero masculino como professores na Educação Infantil, assim como uma contextualização histórica do papel de mulheres e homens definidos socialmente. O objetivo da pesquisa é compreender por que ainda nos dias de hoje a atuação docente ainda voltada e constituída majoritariamente por mulheres, mesmo não tendo nenhuma obrigatoriedade nos documentos oficiais, que as coloquem como mais aptas a exercerem essa função. É feito um apanhado histórico de homens na Educação Infantil e o surgimento de creches e pré-escolas no Brasil descrevendo-as com quais finalidades esse nível de ensino surge e para quem ele era voltado a princípio. O trabalho traz algumas ponderações a respeito da divisão do trabalho por gênero, em específico na atuação docente, em que a sociedade tende a ver com naturalidade a atuação feminina e com desconfiança e preconceito a de homens. O estudo em si, visa desmistificar o senso comum de que o ambiente da Educação Infantil deve ser restrito as mulheres, e uma quebra de padrões de gênero, que define funções, tendo o sexo dos indivíduos como premissa, e a possibilidade de uma maior inserção de profissionais homens nesse seguimento da educação, por não se achar nenhuma evidência que os coloquem como menos capazes de cuidar e educar crianças na Educação Infantil.
Palavras-chave: Gênero
Professor homem
Educação infantil
Atuação
Preconceitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5272
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso II - Daniel Freitas de Souza.pdf329,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador