PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Daniel Freitas dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T19:46:54Z-
dc.date.available2022-12-19T19:46:54Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5272-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectProfessor homem-
dc.subjectEducação infantil-
dc.subjectAtuação-
dc.subjectPreconceitos-
dc.titleProfessores homens na educação infantil: desafios, conquistas, reconhecimentos e limitespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Zelia Mariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558617308548659pt_BR
dc.contributor.referee1Curado, Márcia Helena Santospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1467218330428052pt_BR
dc.description.resumoO estudo aqui apresentado traz uma reflexão sobre a atuação de profissionais do gênero masculino como professores na Educação Infantil, assim como uma contextualização histórica do papel de mulheres e homens definidos socialmente. O objetivo da pesquisa é compreender por que ainda nos dias de hoje a atuação docente ainda voltada e constituída majoritariamente por mulheres, mesmo não tendo nenhuma obrigatoriedade nos documentos oficiais, que as coloquem como mais aptas a exercerem essa função. É feito um apanhado histórico de homens na Educação Infantil e o surgimento de creches e pré-escolas no Brasil descrevendo-as com quais finalidades esse nível de ensino surge e para quem ele era voltado a princípio. O trabalho traz algumas ponderações a respeito da divisão do trabalho por gênero, em específico na atuação docente, em que a sociedade tende a ver com naturalidade a atuação feminina e com desconfiança e preconceito a de homens. O estudo em si, visa desmistificar o senso comum de que o ambiente da Educação Infantil deve ser restrito as mulheres, e uma quebra de padrões de gênero, que define funções, tendo o sexo dos indivíduos como premissa, e a possibilidade de uma maior inserção de profissionais homens nesse seguimento da educação, por não se achar nenhuma evidência que os coloquem como menos capazes de cuidar e educar crianças na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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