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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Daniel Freitas de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T19:46:54Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T19:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5272 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Professor homem | - |
dc.subject | Educação infantil | - |
dc.subject | Atuação | - |
dc.subject | Preconceitos | - |
dc.title | Professores homens na educação infantil: desafios, conquistas, reconhecimentos e limites | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Zelia Maria | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6558617308548659 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Curado, Márcia Helena Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo aqui apresentado traz uma reflexão sobre a atuação de profissionais do gênero masculino como professores na Educação Infantil, assim como uma contextualização histórica do papel de mulheres e homens definidos socialmente. O objetivo da pesquisa é compreender por que ainda nos dias de hoje a atuação docente ainda voltada e constituída majoritariamente por mulheres, mesmo não tendo nenhuma obrigatoriedade nos documentos oficiais, que as coloquem como mais aptas a exercerem essa função. É feito um apanhado histórico de homens na Educação Infantil e o surgimento de creches e pré-escolas no Brasil descrevendo-as com quais finalidades esse nível de ensino surge e para quem ele era voltado a princípio. O trabalho traz algumas ponderações a respeito da divisão do trabalho por gênero, em específico na atuação docente, em que a sociedade tende a ver com naturalidade a atuação feminina e com desconfiança e preconceito a de homens. O estudo em si, visa desmistificar o senso comum de que o ambiente da Educação Infantil deve ser restrito as mulheres, e uma quebra de padrões de gênero, que define funções, tendo o sexo dos indivíduos como premissa, e a possibilidade de uma maior inserção de profissionais homens nesse seguimento da educação, por não se achar nenhuma evidência que os coloquem como menos capazes de cuidar e educar crianças na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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