Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5264
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A atuação do pedagogo na sociedade contemporânea em contextos educacionais não escolares: espaço hospitalar |
Autor(es): | Silva, Roxelle Cristinne Andrade da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Antônio Evaldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Julenice Alves da |
Resumo: | Nesta pesquisa, de cunho bibliográfico, em forma de uma monografia, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, é resultado de questionamentos feitos na atualidade a respeito da atuação do Pedagogo em espaços educacionais não escolares, no Hospital. Por meio deste estudo foi possível investigar de maneira teórica a importância da educação em espaços não escolar e com ênfase pedagogia hospitalar e a sua contribuição para a educação como elemento de continuidade e até mesmo em muitos casos de início da escolarização para crianças enfermas. Hodiernamente, pode-se perceber a ineficácia da educação, a profissão do pedagogo tem sido diminuída por todos os lados, como: baixos salários, deficiências de formação, desvalorização implicando baixo status social e profissional. Entretanto, não pode deixar de ser otimista, pois a educação precisa sempre de uma luz, de boas ideias para poder construir passo a passo uma nova realidade social, a que se idealiza para a formação do aluno, mas parece ainda muito distante. A ampliação do conceito de educação é um dos fenômenos necessários para a contemporaneidade, segundo Brandão (2005), ninguém escapa da educação, que todos nós envolvemos nesse processo educativo. Podem-se destacar várias formas de educação, considerando que a escola não é o único lugar que se transmite a educação. A educação é um fenômeno plurifacetado, com isso, é necessário à ampliação do conceito, pois a sociedade está em constante mudança, pedindo várias práticas educativas. Entretanto, o campo da pedagogia que é tomada como a teoria prática da educação, é contaminada, pois estas transformações exigem um novo perfil profissional e novas exigências de qualificação do pedagogo. |
Palavras-chave: | A educação como processo A educação formal e não formal Atuação do pedagogo em espaços hospitalares |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5264 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
AE Monografia Roxelle Cristinne Andrade da Silva.pdf | 303,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador