PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Roxelle Cristinne Andrade dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T18:30:03Z-
dc.date.available2022-12-19T18:30:03Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5264-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA educação como processopt_BR
dc.subjectA educação formal e não formalpt_BR
dc.subjectAtuação do pedagogo em espaços hospitalarespt_BR
dc.titleA atuação do pedagogo na sociedade contemporânea em contextos educacionais não escolares: espaço hospitalarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Evaldopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Julenice Alves dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171643393577694pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, de cunho bibliográfico, em forma de uma monografia, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, é resultado de questionamentos feitos na atualidade a respeito da atuação do Pedagogo em espaços educacionais não escolares, no Hospital. Por meio deste estudo foi possível investigar de maneira teórica a importância da educação em espaços não escolar e com ênfase pedagogia hospitalar e a sua contribuição para a educação como elemento de continuidade e até mesmo em muitos casos de início da escolarização para crianças enfermas. Hodiernamente, pode-se perceber a ineficácia da educação, a profissão do pedagogo tem sido diminuída por todos os lados, como: baixos salários, deficiências de formação, desvalorização implicando baixo status social e profissional. Entretanto, não pode deixar de ser otimista, pois a educação precisa sempre de uma luz, de boas ideias para poder construir passo a passo uma nova realidade social, a que se idealiza para a formação do aluno, mas parece ainda muito distante. A ampliação do conceito de educação é um dos fenômenos necessários para a contemporaneidade, segundo Brandão (2005), ninguém escapa da educação, que todos nós envolvemos nesse processo educativo. Podem-se destacar várias formas de educação, considerando que a escola não é o único lugar que se transmite a educação. A educação é um fenômeno plurifacetado, com isso, é necessário à ampliação do conceito, pois a sociedade está em constante mudança, pedindo várias práticas educativas. Entretanto, o campo da pedagogia que é tomada como a teoria prática da educação, é contaminada, pois estas transformações exigem um novo perfil profissional e novas exigências de qualificação do pedagogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AE Monografia Roxelle Cristinne Andrade da Silva.pdf303,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador