PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5262
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A linguagem musical, sua importância para a aprendizagem, o desenvolvimento e as interações sociais da criança na educação infantil
Autor(es): Silva, Stéfany Rafaella de Lima
Primeiro Orientador: Oliveira, Antônio Evaldo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Julenice Alves da
Resumo: A linguagem permeia o trabalho na educação infantil, junto com a brincadeira, a música e a interação, constitui os eixos da ação pedagógica junto às crianças. Por vezes quando falamos em linguagem é comum remetermos à linguagem verbal e escrita, igualmente fundamental para o desenvolvimento infantil, no entanto, algumas professoras acabam priorizando essas duas formas de linguagem na educação das crianças, em detrimento de outras, privando-as de novas vivências, novas experiências que ampliem seus conhecimentos. Nesse sentido, a educação infantil vem buscando superar esse entendimento de linguagem e considerando que a criança se comunica e se expressa por meio de múltiplas linguagens. Esta pesquisa, em forma de uma monografia, de cunho bibliográfico, visa apresentar e promover a reflexão sobre algumas das múltiplas linguagens presentes na educação das crianças, em especial e musicalidade e sua importância para a aprendizagem da criança nos anos iniciais. Aborda a importância e as possibilidades de trabalhar essas formas de comunicações e expressões como linguagem na educação das crianças pequenas. A infância e sua complexidade trazem também consigo uma infinidade de possibilidades, que se manifestam por intermédio da criança e suas inúmeras e, por vezes, inusitadas formas de comunicação com o mundo ao seu redor. E aqui é que reside a importância do educador atento. Reconhecer, identificar e fazer uso das linguagens que se apresentarem no cotidiano, aproximando-se dos interesses e anseios da criança, dando-lhe espaço criativo e estimulando-lhe a comunicação. A construção das aprendizagens pode encontrar muito vigor e potência nos espaços onde educadores estejam atentos à criança e a ouça, a veja e a acompanhe, para que se reconheçam como parte e se construam como ser.
Palavras-chave: A criança e a educação infantil
A importância da aprendizagem
A interação da criança com a educação musical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5262
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AE Monografia Stéfany Rafaella de Lima Silva.pdf273,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador