Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Stéfany Rafaella de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T18:23:50Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T18:23:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5262 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | A criança e a educação infantil | pt_BR |
dc.subject | A importância da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | A interação da criança com a educação musical | pt_BR |
dc.title | A linguagem musical, sua importância para a aprendizagem, o desenvolvimento e as interações sociais da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Antônio Evaldo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1923104710342715 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Julenice Alves da | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1171643393577694 | pt_BR |
dc.description.resumo | A linguagem permeia o trabalho na educação infantil, junto com a brincadeira, a música e a interação, constitui os eixos da ação pedagógica junto às crianças. Por vezes quando falamos em linguagem é comum remetermos à linguagem verbal e escrita, igualmente fundamental para o desenvolvimento infantil, no entanto, algumas professoras acabam priorizando essas duas formas de linguagem na educação das crianças, em detrimento de outras, privando-as de novas vivências, novas experiências que ampliem seus conhecimentos. Nesse sentido, a educação infantil vem buscando superar esse entendimento de linguagem e considerando que a criança se comunica e se expressa por meio de múltiplas linguagens. Esta pesquisa, em forma de uma monografia, de cunho bibliográfico, visa apresentar e promover a reflexão sobre algumas das múltiplas linguagens presentes na educação das crianças, em especial e musicalidade e sua importância para a aprendizagem da criança nos anos iniciais. Aborda a importância e as possibilidades de trabalhar essas formas de comunicações e expressões como linguagem na educação das crianças pequenas. A infância e sua complexidade trazem também consigo uma infinidade de possibilidades, que se manifestam por intermédio da criança e suas inúmeras e, por vezes, inusitadas formas de comunicação com o mundo ao seu redor. E aqui é que reside a importância do educador atento. Reconhecer, identificar e fazer uso das linguagens que se apresentarem no cotidiano, aproximando-se dos interesses e anseios da criança, dando-lhe espaço criativo e estimulando-lhe a comunicação. A construção das aprendizagens pode encontrar muito vigor e potência nos espaços onde educadores estejam atentos à criança e a ouça, a veja e a acompanhe, para que se reconheçam como parte e se construam como ser. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
AE Monografia Stéfany Rafaella de Lima Silva.pdf | 273,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador