PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Stéfany Rafaella de Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T18:23:50Z-
dc.date.available2022-12-19T18:23:50Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5262-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA criança e a educação infantilpt_BR
dc.subjectA importância da aprendizagempt_BR
dc.subjectA interação da criança com a educação musicalpt_BR
dc.titleA linguagem musical, sua importância para a aprendizagem, o desenvolvimento e as interações sociais da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Evaldopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Julenice Alves dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171643393577694pt_BR
dc.description.resumoA linguagem permeia o trabalho na educação infantil, junto com a brincadeira, a música e a interação, constitui os eixos da ação pedagógica junto às crianças. Por vezes quando falamos em linguagem é comum remetermos à linguagem verbal e escrita, igualmente fundamental para o desenvolvimento infantil, no entanto, algumas professoras acabam priorizando essas duas formas de linguagem na educação das crianças, em detrimento de outras, privando-as de novas vivências, novas experiências que ampliem seus conhecimentos. Nesse sentido, a educação infantil vem buscando superar esse entendimento de linguagem e considerando que a criança se comunica e se expressa por meio de múltiplas linguagens. Esta pesquisa, em forma de uma monografia, de cunho bibliográfico, visa apresentar e promover a reflexão sobre algumas das múltiplas linguagens presentes na educação das crianças, em especial e musicalidade e sua importância para a aprendizagem da criança nos anos iniciais. Aborda a importância e as possibilidades de trabalhar essas formas de comunicações e expressões como linguagem na educação das crianças pequenas. A infância e sua complexidade trazem também consigo uma infinidade de possibilidades, que se manifestam por intermédio da criança e suas inúmeras e, por vezes, inusitadas formas de comunicação com o mundo ao seu redor. E aqui é que reside a importância do educador atento. Reconhecer, identificar e fazer uso das linguagens que se apresentarem no cotidiano, aproximando-se dos interesses e anseios da criança, dando-lhe espaço criativo e estimulando-lhe a comunicação. A construção das aprendizagens pode encontrar muito vigor e potência nos espaços onde educadores estejam atentos à criança e a ouça, a veja e a acompanhe, para que se reconheçam como parte e se construam como ser.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AE Monografia Stéfany Rafaella de Lima Silva.pdf273,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador