Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5260
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Importância da psicopedagogia para aprendizagem do estudante no contexto escolar |
Autor(es): | Silva, Grecy Kelly Camargo Pires da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Antônio Evaldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Naicron Alvarenga da |
Resumo: | A Psicopedagogia tem o seu principal foco nos processos de aprender e de ensinar e nos problemas decorrentes desse processo decorrem principalmente da falta de reconhecimento por parte do sujeito de sua própria produção, de sua autoria de pensamento. A alfabetização começa quando os pais e a sociedade facilitam à criança o direito de pensar, de ser autônomo, de ser autor de sua própria história. Portanto, o reconhecimento das correntes doutrinarias é possível e necessária para que um ser humano tome contato com a condição humana mais apreciada, que é a liberdade, constitui objeto da psicopedagogia esta é a Ideia que permeia os estudos e a atuação de inúmeros psicopedagogos no Brasil. Assim, na atuação Psicopedagógica é de fundamental importância a abertura de espaços para que o sujeito possa reconhecer-se autor de seu pensamento e consequentemente, capaz de produzir sentidos. Embora a Psicopedagogia enfatize a importância da produção de sentidos e que predomina nas correntes de pensamentos sobre a temática, consequentemente, a construção da subjetividade nos processos de aprender e de ensinar, é necessária uma maior ênfase na ideia de movimento e de capacidade de transformação do sujeito que ensina e aprende. Ou seja, os processos de aprendizagem e de ensino devem ser percebidos não como algo que está fora do sujeito, mas como um momento constitutivo essencial, definido pelo sentido que esses processos têm para ele, dentro de uma condição singular em que se encontra, ou seja, inserindo-se os processos de aprendizagem e de ensino em suas trajetórias de vida. Compreendendo-se, ao mesmo tempo, que dentro de uma mesma configuração de sentidos aparecem elementos de sentido gerados em tempos e espaços diferentes na vida da pessoa. Logo, situamos a atuação do psicopedagogo em uma perspectiva mais ampla em que a construção da subjetividade não acontece num espaço interno e nem num espaço externo, mas na inter-relação, na intersubjetividade. |
Palavras-chave: | A Importância da psicopedagogia A psicopedagogia e a aprendizagem Atuação do psicopedagogo e sua relação com a aprendizagem do estudante |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5260 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
AE Monografia Gracy Kelly Camargo Pires da Silva.pdf | 354,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador