PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Grecy Kelly Camargo Pires dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T18:06:34Z-
dc.date.available2022-12-19T18:06:34Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5260-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA Importância da psicopedagogiapt_BR
dc.subjectA psicopedagogia e a aprendizagempt_BR
dc.subjectAtuação do psicopedagogo e sua relação com a aprendizagem do estudantept_BR
dc.titleA Importância da psicopedagogia para aprendizagem do estudante no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Antônio Evaldopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Naicron Alvarenga dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0432211332393554pt_BR
dc.description.resumoA Psicopedagogia tem o seu principal foco nos processos de aprender e de ensinar e nos problemas decorrentes desse processo decorrem principalmente da falta de reconhecimento por parte do sujeito de sua própria produção, de sua autoria de pensamento. A alfabetização começa quando os pais e a sociedade facilitam à criança o direito de pensar, de ser autônomo, de ser autor de sua própria história. Portanto, o reconhecimento das correntes doutrinarias é possível e necessária para que um ser humano tome contato com a condição humana mais apreciada, que é a liberdade, constitui objeto da psicopedagogia esta é a Ideia que permeia os estudos e a atuação de inúmeros psicopedagogos no Brasil. Assim, na atuação Psicopedagógica é de fundamental importância a abertura de espaços para que o sujeito possa reconhecer-se autor de seu pensamento e consequentemente, capaz de produzir sentidos. Embora a Psicopedagogia enfatize a importância da produção de sentidos e que predomina nas correntes de pensamentos sobre a temática, consequentemente, a construção da subjetividade nos processos de aprender e de ensinar, é necessária uma maior ênfase na ideia de movimento e de capacidade de transformação do sujeito que ensina e aprende. Ou seja, os processos de aprendizagem e de ensino devem ser percebidos não como algo que está fora do sujeito, mas como um momento constitutivo essencial, definido pelo sentido que esses processos têm para ele, dentro de uma condição singular em que se encontra, ou seja, inserindo-se os processos de aprendizagem e de ensino em suas trajetórias de vida. Compreendendo-se, ao mesmo tempo, que dentro de uma mesma configuração de sentidos aparecem elementos de sentido gerados em tempos e espaços diferentes na vida da pessoa. Logo, situamos a atuação do psicopedagogo em uma perspectiva mais ampla em que a construção da subjetividade não acontece num espaço interno e nem num espaço externo, mas na inter-relação, na intersubjetividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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