PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5231
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O tráfico ilícito de drogas no Brasil: políticas públicas para contenção
Autor(es): Lopes, Haimée Jacinto
Primeiro Orientador: Valverde, Isabel Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Eliane Rodrigues
Resumo: O presente artigo objetiva realizar uma análise sobre a estrutura e políticas públicas desejáveis para conter o tráfico ilícito de drogas no Brasil. Para tanto, expõe as políticas públicas e recentes alterações legislativas visando à guerra contra as drogas ilícitas no Brasil; analisa a influência da legislação internacional no combate ao tráfico de drogas e do movimento de descriminalização na América Latina; e relaciona a violência policial e o enfrentamento ao tráfico de drogas ilícitas. No que concerne à metodologia, a pesquisa valeu-se do método dedutivo que foi operacionalizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema em análise. Foi visto que o Brasil conta com uma legislação aprimorada e, ao que indica, alinhada aos ditames constitucionais no que diz respeito à repressão ao Tráfico de Drogas. No entanto foi possível perceber na dimensão legal, no decorrer dos anos, um gradual esvaziamento do rigor penal a ser implementado sob o severo mandado constitucional de penalização. E isso, evidentemente, equiparou o Tráfico de Drogas aos crimes hediondos, conferindo-lhe grande magnitude e implicando em riscos não apenas para a população civil, mas também para os próprios policiais, que não sofrem com o sucateamento das armas e serviços de inteligência. Por fim, destaca-se que antes de se visar à redução da população carcerária, é necessário que por meio de políticas públicas, busque-se a redução da opção delitiva, utilizando-se dos meios educativos e repressivos que possam, com maior eficácia, desestimular a traficância e, via de consequência, descongestionar os altos índices de encarceramento.
Palavras-chave: Tráfico de drogas
Violência
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5231
Data do documento: 22-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC. HAIMÉE JACINTO LOPES.pdf691,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador