PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Storytelling: um estudo sobre a aplicação da ferramenta nos comerciais de natal da Coca-Cola (2020-2021)
Autor(es): Dornelles, Millena Beatriz Pires
Primeiro Orientador: Calaça, Mariana Capeletti
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação do storytelling nos comerciais de Natal da Coca-Cola dos anos 2020 e 2021 devido a marca ser um grande exemplo e referência ao se tratar de narrativas feitas através das estratégias do storytelling. Para analisar essa aplicação, o desenvolvimento foi organizado em tópicos como a conceituação e origem do storytelling, seus elementos, história e comunicação da Coca-Cola. O embasamento teórico desta pesquisa foi construído por meio de análises bibliográficas através de estudos e conceitos de outros autores e pesquisadores, além de trabalhos e pesquisas já realizadas que abordaram o tema desta monografia. A questão problema que orienta o trabalho e determina os objetivos é “Quais elementos do storytelling estão presentes na narrativa dos comerciais de Natal da CocaCola?” Para respondê-la, será posteriormente desenvolvida uma pesquisa descritiva com base em documentos científicos, trabalhos acadêmicos e análises das características da comunicação da Coca-Cola, descrevendo o fenômeno e a eficiência do storytelling nos comerciais da marca. O corpus da pesquisa se apresentará com a realização de uma análise fílmica de dois comerciais da marca, tendo como base o método descrito por Diana Rose (2002) no capítulo Análise de imagens em movimento, do livro Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som de Martin W. Bauer e George Gaskell. Com base em uma das hipóteses dissertadas, foi possível entender que utilizando-se do storytelling, a Coca-Cola consegue criar narrativas audiovisuais envolventes e estruturadas, atingindo e aumentando o nível de interesse do público não só com os seus produtos, mas também com a história e os valores da marca, estreitando relações de afeto com seus consumidores e vendendo de forma sutil o seu produto sem a necessidade de promover os seus benefícios.
Palavras-chave: Storytelling
Comunicação
Coca-Cola
Marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5222
Data do documento: 9-Dez-2022
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