Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5220
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da formação inicial e continuada de professores na educação básica: neoliberalismo e educação |
Autor(es): | Silva, Tatianny Nogueira da |
Primeiro Orientador: | Carneiro Junior, Nelson |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carneiro Junior, Nelson |
metadata.dc.contributor.referee2: | Loures, Patricia Marcelina |
Resumo: | A presente monografia trata-se de um estudo de pesquisa sobre a importância da formação inicial e continuada de professores da educação básica bem como neoliberalismo, educação e os impactos das políticas públicas na educação e formação docente. A forma como as políticas públicas vêm sendo organizadas a partir do surgimento do neoliberalismo que apontam para uma crescente negação dos direitos sociais à população, dentre estes a educação. Desta forma, é promovido o afastamento do Estado da regulação social, isso traz impactos para a classe trabalhadora, a qual tem o seu direito de acesso ao conhecimento prejudicado através da desconstrução da educação pública, formação inicial e continuada de professores dentre outros direitos. Esta é uma pesquisa qualitativa onde foi realizado um levantamento bibliográfico que recaiu sobre obras de autores que discutem a realidade social nesse contexto de políticas neoliberais e formação de professores bem como os rebatimentos que as políticas públicas produzem na educação, traduzindo-se em impactos na ação docente e no atendimento da própria função social da escola. Consideramos que nesse cenário a compreensão de que a luta política pela educação e formação de professores é importante, uma vez que a mesma se encontra em disputa e que ela precisa ter as condições para realizar sua função de humanizar para formação de sujeitos críticos. |
Palavras-chave: | Formação inicial e continuada de professores Neoliberalismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5220 |
Data do documento: | 16-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Pronto.pdf | 334,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador