PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5219
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cultura e currículo na educação de jovens e adultos: disputa de saberes em um contexto escolar excludente
Autor(es): Neves, Maria da Penha Mendonça
Primeiro Orientador: Carneiro Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.referee2: Loures, Patricia Marcelina
Resumo: Este projeto monográfico cumpre exigência do curso de Pedagogia da PUC Goiás. Para este trabalho foi adotado como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sobre a relação entre o capital cultural e a evasão escolar. Os autores que mais contribuíram para este trabalho foram: ARROYO (2005, 2007); BOURDIEU (1996ª, 1996b), FREIRE (2003, 2019) entre outros. Ressalta os fatores sociais e pedagógicos que contribuem para essa evasão, focalizando sua análise na educação de jovens e adultos. Discute a forma que o currículo escolar e o capital cultural hegemônico influenciam no aumento da evasão escolar na educação de jovens e adultos. Analisa o contexto histórico do EJA e do Movimento de Educação Popular, como educação emancipadora, libertadora como afirmação do direito à educação. Aborda ainda o currículo na educação de jovens e adultos e a disputa de saberes em um contexto escolar excludente e a necessidade de conhecer melhor os estudantes da EJA que chegam ao sistema escolar. Visa compreender a forma que o capital cultural hegemônico, conjunto de conhecimentos valorizados e reproduzidos pela escola, colabora para o aumento da evasão escolar na educação de jovens e adultos, compreender o conceito de capital cultural e sua relação no processo de construção do conhecimento sistematizado. Traça o perfil dos sujeitos da EJA, marcado pela heterogeneidade. Considera que conhecer melhor os estudantes que chegam ao sistema escolar, em busca de um direito é reconhecer a identidade desses sujeitos que são trabalhadores que estudam, reconhecer as suas necessidades reais. Conclui que, a EJA é o espaço de iniciação a inclusão popular nos direitos até então negligenciados, pelo poder público e pela sociedade.
Palavras-chave: EJA
Cultura
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5219
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Pronto Maria da Penha.pdf317,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador