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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5219
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cultura e currículo na educação de jovens e adultos: disputa de saberes em um contexto escolar excludente |
Autor(es): | Neves, Maria da Penha Mendonça |
Primeiro Orientador: | Carneiro Junior, Nelson |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carneiro Junior, Nelson |
metadata.dc.contributor.referee2: | Loures, Patricia Marcelina |
Resumo: | Este projeto monográfico cumpre exigência do curso de Pedagogia da PUC Goiás. Para este trabalho foi adotado como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sobre a relação entre o capital cultural e a evasão escolar. Os autores que mais contribuíram para este trabalho foram: ARROYO (2005, 2007); BOURDIEU (1996ª, 1996b), FREIRE (2003, 2019) entre outros. Ressalta os fatores sociais e pedagógicos que contribuem para essa evasão, focalizando sua análise na educação de jovens e adultos. Discute a forma que o currículo escolar e o capital cultural hegemônico influenciam no aumento da evasão escolar na educação de jovens e adultos. Analisa o contexto histórico do EJA e do Movimento de Educação Popular, como educação emancipadora, libertadora como afirmação do direito à educação. Aborda ainda o currículo na educação de jovens e adultos e a disputa de saberes em um contexto escolar excludente e a necessidade de conhecer melhor os estudantes da EJA que chegam ao sistema escolar. Visa compreender a forma que o capital cultural hegemônico, conjunto de conhecimentos valorizados e reproduzidos pela escola, colabora para o aumento da evasão escolar na educação de jovens e adultos, compreender o conceito de capital cultural e sua relação no processo de construção do conhecimento sistematizado. Traça o perfil dos sujeitos da EJA, marcado pela heterogeneidade. Considera que conhecer melhor os estudantes que chegam ao sistema escolar, em busca de um direito é reconhecer a identidade desses sujeitos que são trabalhadores que estudam, reconhecer as suas necessidades reais. Conclui que, a EJA é o espaço de iniciação a inclusão popular nos direitos até então negligenciados, pelo poder público e pela sociedade. |
Palavras-chave: | EJA Cultura Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5219 |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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