Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Neves, Maria da Penha Mendonça | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T11:39:11Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T11:39:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5219 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Cultura | - |
dc.subject | Currículo | - |
dc.title | Cultura e currículo na educação de jovens e adultos: disputa de saberes em um contexto escolar excludente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro Junior, Nelson | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850143065831963 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro Junior, Nelson | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850143065831963 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Loures, Patricia Marcelina | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto monográfico cumpre exigência do curso de Pedagogia da PUC Goiás. Para este trabalho foi adotado como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sobre a relação entre o capital cultural e a evasão escolar. Os autores que mais contribuíram para este trabalho foram: ARROYO (2005, 2007); BOURDIEU (1996ª, 1996b), FREIRE (2003, 2019) entre outros. Ressalta os fatores sociais e pedagógicos que contribuem para essa evasão, focalizando sua análise na educação de jovens e adultos. Discute a forma que o currículo escolar e o capital cultural hegemônico influenciam no aumento da evasão escolar na educação de jovens e adultos. Analisa o contexto histórico do EJA e do Movimento de Educação Popular, como educação emancipadora, libertadora como afirmação do direito à educação. Aborda ainda o currículo na educação de jovens e adultos e a disputa de saberes em um contexto escolar excludente e a necessidade de conhecer melhor os estudantes da EJA que chegam ao sistema escolar. Visa compreender a forma que o capital cultural hegemônico, conjunto de conhecimentos valorizados e reproduzidos pela escola, colabora para o aumento da evasão escolar na educação de jovens e adultos, compreender o conceito de capital cultural e sua relação no processo de construção do conhecimento sistematizado. Traça o perfil dos sujeitos da EJA, marcado pela heterogeneidade. Considera que conhecer melhor os estudantes que chegam ao sistema escolar, em busca de um direito é reconhecer a identidade desses sujeitos que são trabalhadores que estudam, reconhecer as suas necessidades reais. Conclui que, a EJA é o espaço de iniciação a inclusão popular nos direitos até então negligenciados, pelo poder público e pela sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC Pronto Maria da Penha.pdf | 317,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador