PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Maria da Penha Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T11:39:11Z-
dc.date.available2022-12-19T11:39:11Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5219-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectCultura-
dc.subjectCurrículo-
dc.titleCultura e currículo na educação de jovens e adultos: disputa de saberes em um contexto escolar excludentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro Junior, Nelsonpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850143065831963pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro Junior, Nelsonpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850143065831963pt_BR
dc.contributor.referee2Loures, Patricia Marcelinapt_BR
dc.description.resumoEste projeto monográfico cumpre exigência do curso de Pedagogia da PUC Goiás. Para este trabalho foi adotado como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sobre a relação entre o capital cultural e a evasão escolar. Os autores que mais contribuíram para este trabalho foram: ARROYO (2005, 2007); BOURDIEU (1996ª, 1996b), FREIRE (2003, 2019) entre outros. Ressalta os fatores sociais e pedagógicos que contribuem para essa evasão, focalizando sua análise na educação de jovens e adultos. Discute a forma que o currículo escolar e o capital cultural hegemônico influenciam no aumento da evasão escolar na educação de jovens e adultos. Analisa o contexto histórico do EJA e do Movimento de Educação Popular, como educação emancipadora, libertadora como afirmação do direito à educação. Aborda ainda o currículo na educação de jovens e adultos e a disputa de saberes em um contexto escolar excludente e a necessidade de conhecer melhor os estudantes da EJA que chegam ao sistema escolar. Visa compreender a forma que o capital cultural hegemônico, conjunto de conhecimentos valorizados e reproduzidos pela escola, colabora para o aumento da evasão escolar na educação de jovens e adultos, compreender o conceito de capital cultural e sua relação no processo de construção do conhecimento sistematizado. Traça o perfil dos sujeitos da EJA, marcado pela heterogeneidade. Considera que conhecer melhor os estudantes que chegam ao sistema escolar, em busca de um direito é reconhecer a identidade desses sujeitos que são trabalhadores que estudam, reconhecer as suas necessidades reais. Conclui que, a EJA é o espaço de iniciação a inclusão popular nos direitos até então negligenciados, pelo poder público e pela sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Pronto Maria da Penha.pdf317,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador