PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Alimentos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5134
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Elaboração de brownie de chocolate empregando resíduo da indústria cervejeira na formulação
Autor(es): Barbosa, Karine Bernardes
Primeiro Orientador: Marques, Flávio Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Danns Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Rodrigo da Mota
Resumo: O descarte indevido de resíduos provenientes do processo de produção de alimentos e bebidas pode contribuir para perdas econômicas, podendo ser evitado se aproveitados, agregando valor econômico e nutricional ás indústrias. E com a crescente preocupação dos consumidores com o meio ambiente e procura por alimentos nutritivos e saudáveis a indústria de alimentos precisa inovar para se manter no mercado com adequação de produtos já no mercado, desenvolvimento de novos produtos e sustentabilidade. No caso do presente estudo é aproveitar um resíduo cervejeiro para obtenção de um produto agregando valor nutritivo e ao mesmo como sendo uma alternativa de descarte sustentável dos resíduos oriundos de cervejarias e realizar avaliação do ph, umidade do malte, e fazer comparação de um produto já no mercado dos teores de fibra e proteínas. O bagaço de malte foi obtido de uma cervejaria de Goiânia, após a mosturação. Foi submetido á uma secagem no forno á 180°C por 30 minutos, e posteriormente triturado em um liquidificador. Em seguida, foi feito uma formulação básica de brownie, porcionado e batido todos os ingredientes a mão mesmo e posto em uma forma para assar. Após assar e esfriar, o brownie foi cortado em quadrados com peso médio de 40g e embalados. Foram realizadas as análises de umidade, pH do bagaço de malte, e do produto final foram realizadas as análises do teor de fibra alimentar e proteínas. E por fim, comparado com um brownie já no mercado as informações nutricionais e custo de produção. Os resultados no geral apresentaram satisfatórios nos atributos nutricionais e redução de custo. Na análise físico-química do produto final observou-se um aumento no teor de fibras e proteínas. Notou-se também uma redução do custo de produção com o aproveitamento cervejeiro. Com isso, conclui-se que as a adição do bagaço de malte apresenta aumento nutricional,redução de custo, reduzindo possíveis danos ambientais e apresenta também possibilidade de industrialização.
Palavras-chave: Brownie
Sustentabilidade
Bagaço de malte
Alimento nutritivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5134
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tcc2finalfinalcorrigido.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador