PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5094
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Negligência governamental e empresarial no tocante aos desastres ambientais os casos Mariana e Brumadinho
Autor(es): Santana, Isabella Duarte Bernardes Eanes
Primeiro Orientador: Silva, José Antonio Tietzmann e
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, João Batista Valverde
Resumo: No Brasil, a ocorrência de desastres ambientais é cada vez mais frequente e menos discutida pela sociedade. Episódios espúrios acabam se naturalizando: por vezes, adota-se meandros atitudinais para assegurar vantagens e ganhos econômicos nas relações. Nesse contexto, os episódios recentes como Mariana e Brumadinho (MG) são exemplos de como o interesse particular sobrepõe-se ao coletivo e destacam as falhas estatais no processo. Podem ser apontadas sérias consequências de eventos como estes: perdas de vidas humanas e animais; perdas patrimoniais; danos ambientais. Diante disso, abordam-se os problemas: como o Estado atua na prevenção de desastres ambientais e quais medidas podem ser adotadas para evitar esse tipo de calamidade ambiental? Como atuam os mecanismos da corrupção pública e privada em relação à prevenção de desastres ambientais no Brasil? Apresentam-se assim as hipóteses se ocorre falha nos processos fiscalizatórios das empresas e se há a possibilidade de fraudulência na criação de laudos com a omissão do Estado. A pesquisa traz recortes dos desastres antrópicos ocorridos em Minas Gerais no contexto de Mariana e Brumadinho. O método adotado na pesquisa é o hipotético-dedutivo. Há previsão Legislatória para proteção ambiental, mas não há aplicação total cotidianamente. No quesito regulatório, aponta-se o documento Estratégia de Yokohama, que trata da gestão de desastres. A posição que uma empresa ocupa na relação prevenção e redução de riscos para desastres é inequívoca, pautada no custo-benefício, com o aspecto problemático de que a indenização atualmente é a compensatória, em vez da punitiva.
Palavras-chave: Desastres ambientais
Fiscalização ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5094
Data do documento: 23-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PREVIA FINAL Isabella 22-11.pdf183,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador