Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/503
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) no curso de pedagogia: contribuições e contradições |
Autor(es): | Freitas, Kamilla Gomes Araujo de |
Primeiro Orientador: | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Renato Barros de |
Resumo: | Compreende o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) um importante elemento para a formação docente, por isso foi desenvolvido o problema de pesquisa, quais as contribuições e as contradições que impactam os(as) graduandos(as) de pedagogia da PUC Goiás em seu processo formativo na construção da formação docente? Com o objetivo de investigar as possíveis contribuições e contradições no processo formativo das bolsistas do subprojeto de Pedagogia da PUC Goiás. Este trabalho contou com a pesquisa bibliográfica em diversos periódicos e a pesquisa documental, com base no instrumento de coleta de dados, analisando os relatórios de atividades do Pibid PUC Goiás. Está pesquisa se dispôs da abordagem qualitativa para analisar as respostas alcançadas através do questionário elaborado. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento da docência nos bolsistas(as) por possibilitar a imersão na realidade das escolas públicas e em diversas atividades de aprendizagem à docência, proporcionando encontros formativos. Entretanto, foram constatadas algumas fragilidades do programa, entre eles: falta de financiamentos de materiais, o número de bolsista distribuídos para um coordenador de área, tempo de permanência no programa, o deslocamento para as escolas e para encontros formativos, o valor da bolsa. |
Palavras-chave: | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Curso de pedagogia Contribuições Contradições |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/503 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA.KAMILLA.FINAL.pdf | TCC | 535,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TapScanner 12-12-2020-09.37.pdf | Termo de Consentimento de Publicação | 40,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador