Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4979
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O processo de inclusão de estudantes surdos e a relação com o processo de formação de professores |
Autor(es): | Duarte, Katia Alves Lima |
Primeiro Orientador: | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema “o processo de inclusão de estudantes surdos e a relação com o processo de formação de professores”. Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral de analisar como acontece o processo de inclusão que possa promover a inserção de alunos surdos em contextos de classes predominantemente ouvintes e a relação com o processo de formação de professores. É adere como objetivos específicos: a) como acontece o processo de inclusão que possa promover a inserção de alunos surdos; b) O processo de inclusão em contextos de classes predominantemente ouvintes; c) Como acontece o processo de inclusão e a relação com o processo de formação de professores; A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do questionamento de compreender as deficiências do processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais e suas dificuldades na integração dos estudantes surdos. Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto para ampliação do papel social do pedagogo e da escola em demandas sociais. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisas bibliográficas, fundamentadas em referencias teóricos que contribuem para uma melhor análise e investigação da temática ao longo de todo percurso estudado. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância da discussão sobre: a relevância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, pelos sujeitos surdos, e pela a importância da formação de professores bilíngues, e a contribuição social que o professor tem ao falar sobre o assunto. É uma temática pouco discutida, mas que pode melhorar o convívio da sociedade levando em consideração que possa se trazer a diminuição de preconceitos e discriminações nas instituições escolares |
Palavras-chave: | Inclusão Alunos surdos Ouvintes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4979 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
KATIA ALVES LIMA DUARTE.pdf | 853,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador