PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4979
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de inclusão de estudantes surdos e a relação com o processo de formação de professores
Autor(es): Duarte, Katia Alves Lima
Primeiro Orientador: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema “o processo de inclusão de estudantes surdos e a relação com o processo de formação de professores”. Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral de analisar como acontece o processo de inclusão que possa promover a inserção de alunos surdos em contextos de classes predominantemente ouvintes e a relação com o processo de formação de professores. É adere como objetivos específicos: a) como acontece o processo de inclusão que possa promover a inserção de alunos surdos; b) O processo de inclusão em contextos de classes predominantemente ouvintes; c) Como acontece o processo de inclusão e a relação com o processo de formação de professores; A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do questionamento de compreender as deficiências do processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais e suas dificuldades na integração dos estudantes surdos. Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto para ampliação do papel social do pedagogo e da escola em demandas sociais. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisas bibliográficas, fundamentadas em referencias teóricos que contribuem para uma melhor análise e investigação da temática ao longo de todo percurso estudado. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância da discussão sobre: a relevância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, pelos sujeitos surdos, e pela a importância da formação de professores bilíngues, e a contribuição social que o professor tem ao falar sobre o assunto. É uma temática pouco discutida, mas que pode melhorar o convívio da sociedade levando em consideração que possa se trazer a diminuição de preconceitos e discriminações nas instituições escolares
Palavras-chave: Inclusão
Alunos surdos
Ouvintes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4979
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
KATIA ALVES LIMA DUARTE.pdf853,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador