PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Katia Alves Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T16:25:19Z-
dc.date.available2022-12-15T16:25:19Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4979-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectOuvintespt_BR
dc.titleO processo de inclusão de estudantes surdos e a relação com o processo de formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mohn, Rodrigo Fideles Fernandespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutrapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema “o processo de inclusão de estudantes surdos e a relação com o processo de formação de professores”. Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral de analisar como acontece o processo de inclusão que possa promover a inserção de alunos surdos em contextos de classes predominantemente ouvintes e a relação com o processo de formação de professores. É adere como objetivos específicos: a) como acontece o processo de inclusão que possa promover a inserção de alunos surdos; b) O processo de inclusão em contextos de classes predominantemente ouvintes; c) Como acontece o processo de inclusão e a relação com o processo de formação de professores; A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do questionamento de compreender as deficiências do processo de ensino da Língua Brasileira de Sinais e suas dificuldades na integração dos estudantes surdos. Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto para ampliação do papel social do pedagogo e da escola em demandas sociais. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisas bibliográficas, fundamentadas em referencias teóricos que contribuem para uma melhor análise e investigação da temática ao longo de todo percurso estudado. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância da discussão sobre: a relevância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, pelos sujeitos surdos, e pela a importância da formação de professores bilíngues, e a contribuição social que o professor tem ao falar sobre o assunto. É uma temática pouco discutida, mas que pode melhorar o convívio da sociedade levando em consideração que possa se trazer a diminuição de preconceitos e discriminações nas instituições escolarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
KATIA ALVES LIMA DUARTE.pdf853,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador