PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Falsificação no mercado de luxo: estratégias comunicacionais de ostentação de réplicas dentro dos portais de marketplace da internet
Autor(es): Carvalho, Kleberton Kayro Moraes de
Primeiro Orientador: Rosenzweig, Patrícia Quitero
metadata.dc.contributor.referee1: Brisolla, Márcia Regina Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
Resumo: Os produtos de luxo representam força de compra e poder na sociedade, e o consumidor associa o luxo ao objeto mais reconhecido perante os usuários. Esse mercado tem um posicionamento muito bem definido diante do público, o que o torna atrativo e desejado na sociedade, assim como nas teorias de Lipovetsky (2005). O glamour é idealizado e executado como ideia principal dos falsificadores na estratégia de vendas, bem como as relações de persuasão e convencimento trabalhadas nas comunicações dos posts. Observando esse comportamento, parte da população nutre a vontade de obter determinados produtos que não são economicamente viáveis para sua aquisição. Neste sentido, comerciantes analisam determinada situação produzindo mercadorias esteticamente parecidas, para que esse consumidor tenha uma falsa sensação de pertencimento a determinado grupo social. Para facilitar com que o consumidor tenha acesso ao produto, de forma prática, utiliza-se plataformas de venda livre e independente, como a Shopee, a qual disponibiliza uma variedade de mercadorias falsificadas e não inspecionadas. Por se tratar da replicação de artigos de luxo, o consumidor sobrepõe o desejo de compra a ética, baseado nas teorias de Nil e Schultz (1996). Estes usuários compra falsificado pois precisam ter o ego suprido, sentir-se incluídos e ao mesmo tempo se auto-sabotam, pois eles mostrando a sociedade seu falsificado, mas pra eles mesmos o desejo de experienciar a compra de um artigo de luxo não será suprida, por se tratar de um produto falso e comprado de forma incógnita.
Abstract: Luxury products represent purchasing power and power in society, and consumers associate luxury with the object most recognized by users. This market has a very well defined positioning before the public, which makes it attractive and desired in society, as in Lipovetsky's theories (2005). Glamor is idealized and executed as the main idea of the counterfeiters in the sales strategy, as well as the persuasion and convincing relationships worked on in the communications of the posts. Observing this behavior, part of the population nourishes the desire to obtain certain products that are not economically viable for their acquisition. In this sense, merchants analyze a certain situation by producing aesthetically similar goods, so that this consumer has a false sense of belonging to a certain social group. To make it easier for the consumer to have access to the product, in a practical way, free and independent sales platforms are used, such as Shopee, which offers a variety of counterfeit and uninspected goods. Because it is the replication of luxury items, the consumer overrides the desire to buy over ethics, based on the theories of Nill and Shultz (1996). These users buy counterfeit because they need to have their ego supplied, feel included and at the same time sabotage themselves, as they show society their counterfeit, but for themselves the desire to experience the purchase of a luxury item will not be met. , as it is a fake product and purchased incognito.
Palavras-chave: Comunicação
Publicidade digital
Falsificação
Marcas de luxo
Netnografia
Análise de conteúdo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4974
Data do documento: 8-Dez-2022
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