PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4893
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A privatização do sistema penitenciário brasileiro
Autor(es): Bernardes, Matheus Henrique Guimarães
Primeiro Orientador: Balmaceda, Ysabel del Carmen Barba
metadata.dc.contributor.referee1: Calaça, Gabriela Pugliesi Furtado
Resumo: O presente artigo visa abordar a proposta de privatização do sistema penitenciário, uma alternativa para tentar solucionar um problema que assola o país há décadas, a superpopulação carcerária, bem como, os altos índices de reincidência criminal. Estes são problemas criados e agravados pela Administração Pública Direta. Identifica-se essas falhas, que geram consequências irreversíveis para inúmeros grupos da sociedade, assim, vislumbrando o bem coletivo e o desenvolvimento das relações sociais, dedica-se o presente artigo para o debate sobre a transferência das rédeas da administração do sistema prisional do Estado para entes privados. Destarte, faz-se necessário analisar a alternativa de deixar a iniciativa privada fazer a gestão prisional, dado que até a presente data não é possível qualquer perspectiva de melhora do sistema penitenciário brasileiro sob a condução na mão do Poder Público. Dessa forma, propõem-se a transferência da gestão dos presídios do Estado para o Setor Privado, onde este ficará encarregada dos seguintes procedimentos: construção, desenvolvimento e manutenção. Resguardando ao Estado apenas o Poder de Polícia. Sendo a alternativa de privatização indagada, acatando os princípios e as normas legais da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assim como as Leis infraconstitucionais, quais sejam: a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984, mais conhecida como Lei de Execução Penal; e Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Almeja-se obter como proveito deste labor a inserção do presente tema nas discussões político-administrativas do país. Palavras chaves: Estado, Administração Pública Direta, presídios, iniciativa privada e privatização.
Palavras-chave: Estado
Presídios
Iniciativa privada e privatização
Administração pública direta
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4893
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MATHEUS HENRIQUE GUIMARAES BERNARDES.pdf171,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador