PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4821
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo social, jurídico e religioso do aborto no Brasil contemporâneo
Autor(es): Lago, Julio Jacobina
Primeiro Orientador: Paula, Gil Cesar Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eufrosina Saraiva
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi realizar um estudo com enfoque social, jurídico e religioso sobre o aborto no Brasil contemporâneo, e quais os possíveis impactos da descriminalização do mesmo. O tema divide opiniões. De um lado estão aqueles(as) que apoiam a descriminalização do aborto por entendê-lo como tema de saúde pública e que a mulher deve ter o direito legal sobre o seu corpo e a garantia da liberdade para poder escolher entre ter ou não ter filhos. De outro, aqueles(as) que não concordam por crerem que tal prática vai contra os princí- pios morais e contra os bons costumes do país, enquanto outros(as), creem que abortar é pecado por infringir os princípios religiosos. Abordamos o tema considerando o que sobre ele há no Decreto Lei 2848/40 (Código Penal), na Constituição Federal de 1988, na doutrina, nas jurisprudências, na Bíblia e nas ADPF’s (Arguições de Descumprimento de Preceitos Fundamentais). Para tanto, o método seguido na realização do presente estudo foi a pesquisa bibliográfica. Constatou-se que se faz necessário a adoção de uma política de conscientização holística sobre o tema em nível nacional, bem como a ampliação das políticas públicas de sorte que todos os entes da federação possam atender a contento as mulheres que precisarem do serviço e não tenham que recorrer à clandestinidade.
Palavras-chave: Aborto
Descriminalização
Social
Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4821
Data do documento: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TC JÚLIO JACOBINA B01 2022-2.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador