PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O cumprimento de pena do criminoso psicopata no sistema carcerário brasileiro
Autor(es): Mêes, Lilian Vilela de Araujo
Primeiro Orientador: Carvalho, Marina Rúbia Mendonça Lôbo de
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardes, Marcelo Di Rezende
Resumo: Este trabalho versou sobre o cumprimento de pena do criminoso psicopata no sistema carcerário brasileiro. Foi utilizado o Método Indutivo, na medida em que foram observados relatórios de dados nacionais e internacionais, além da legislação nacional e legislações alienígenas, sobre o fenômeno do cumprimento de pena do criminoso psicopata no sistema carcerário, no sentido de gerar enunciados sobre a problemática do tema na atualidade. Foi fragmentado instrutivamente em três capítulos. Inicialmente, no primeiro capítulo da Monografia, apresentou-se o contexto histórico do tema, os conceitos de psicopatia, uma breve explicação concernente à Escala Hare (PCL-R), bem como o panorama do comportamento do psicopata na sociedade. Por sua vez, no segundo capítulo, foi realizado um estudo comparativo acerca das espécies legislativas nacionais e internacionais que envolvem a temática, voltando-se para a relação entre o psicopata e o jus puniendi. Por fim, no terceiro e último capítulo, empreendeu-se estudo científico propriamente dito, sendo o tema abordado por meio da pesquisa bibliográfica, com destaque para o sistema prisional e o tratamento da psicopatia, bem como as penalidades adequadas para o portador desse transtorno antissocial. Os resultados do trabalho demonstraram que, há a manutenção de uma Justiça relativamente falha no ordenamento jurídico brasileiro, uma vez que esta coloca em risco o próprio bem-estar social, um dos pilares do Estado Democrático de Direito, em prol da liberdade de pessoas psicopatas, estas sem possibilidade alguma de reversão de sua condição. Concluiu-se que, o tratamento de transtorno de personalidade antissocial é uma luta que não tem fim, não havendo como mudar a maneira desse indivíduo ver e sentir o mundo, pois a psicopatia configura-se como modo de ser, e não como patologia mental.
Palavras-chave: Cárcere
Psicopata
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4778
Data do documento: 23-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PDF - TCC - LILIAN (Marina Rubia Mendonça Lôbo) (2).pdf429,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador