PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4764
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A alienação parental e o Projeto de Lei n. 498/2018: avanço ou retrocesso?
Autor(es): Santos, Geovanna Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Takeda, Tatiana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Takeda, Tatiana de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Dunck, Goiacy Campos dos Santos
Resumo: O presente artigo científico tem por objetivo estudar o instituto da alienação parental sob à ótica legal, com o intuito de averiguar alguns pontos deficientes da Lei nº 12.318/2010 aos quais ajudam no desgaste e enfraquecimento da proteção das vítimas infanto-juvenis e que são debatidos no Projeto de Lei nº 498/2018, atualmente em votação no Congresso Nacional. Através de uma análise de cunho bibliográfico descritivo qualitativo, foi-se evidenciado que a Lei de Alienação Parental pode vir a causar vários danos à criança ou ao adolescente através de da execução de seus mecanismos legais; ao passo que a projeto se demonstra bastante efetivo no trato de algumas dessas falhas. De início, o projeto tentara revogar a atual lei de alienação, entretanto, durante seu trâmite na Câmara dos Deputados, seu texto foi alterado, objetivando a alteração de algumas partes defeituosas da Lei nº 12.318/2010, medida, essa, que se demonstra como um avanço legal. “Trata-se de pesquisa explicativa, com uso de revisão bibliográfica, com abordagem dedutiva e pesquisa bibliográfica.“
Abstract: The presentmonographaimstostudytheinstituteof parental alienationfrom a legal perspective, in ordertoinvestigate some deficient points of Law No. are discussed in Bill No. 49/2018, currentlybeingvotedon in theNational Congress. Throughananalysisofqualitativedescriptivebibliographicknowledge, it wasevidencedthatthe Parental Alienation Law can cause severaldamagestothechildoradolescentthroughtheexecutionofits legalorgans; while a proves tobe quite effective in dealingwith some failures. At first, tryingtorevokethealienationprojectlaw, however, during its process in the Chamber ofDeputies, its textwaschanged, objectifyingthealterationof some alterationsof Law n.º 12.31/2 defectiveparts, a measure, whichdemonstrates as a legal advance.
Palavras-chave: Alienação parental
Projeto de Lei n.º 498/2018
Revogação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4764
Data do documento: 1-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GEOVANNA RODRIGUES DOS SANTOS - B01.pdf767,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador