PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação universitária do nutricionista em libras para o atendimento à surdos no Centro Oeste
Autor(es): Oliveira, Renato Vieira de
Primeiro Orientador: Rocha, Thaisa Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Edna Misseno
metadata.dc.contributor.referee2: Uru, Potira Morena Souza Benko de
Resumo: A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é a principal forma de comunicação da pessoa com surdez, e que o país não foi preparado para lidar com esse público, que aos poucos ganha notoriedade. Este artigo tem por objetivo analisar a formação acadêmica dos nutricionistas goianos considerando o ensino de LIBRAS, para o atendimento de pessoas com surdez. O estudo foi feito no Centro Oeste Brasileiro, com 24 Instituições de Ensino Superior, entre públicas e particulares, observando a disponibilidade da disciplina na grade curricular, sua obrigatoriedade ou não, e ainda sua carga horária oferecida durante a graduação. Foi observado que a oferta de forma obrigatória é apenas para cursos de licenciatura e facultativa para bacharelados, entre elas as que compõem o grupo da saúde. A carga horária varia de 20h a 160h, o que pode interferir na qualidade da formação acadêmica. No campo da saúde, a capacitação se faz necessária para que haja interação do paciente com o profissional de saúde, proporcionando maior entendimento nas informações dadas em atendimento, o que refletirá diretamente no sucesso do tratamento. Estabelecer conexões e promover o diálogo é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa, pautada na inclusão social.
Abstract: The Brazilian Sign Language - LIBRAS is the main form of communication for people with deafness, and that the country was not prepared to deal with this public, which gradually gains notoriety. This article aims to analyze the academic education of nutritionists from Goiás considering the teaching of LIBRAS, for the care of people with deafness. The study was carried out in the Midwestern Brazil, with 24 Higher Education Institutions, both public and private, observing the availability of the subject in the curriculum, whether it is mandatory or not, and its workload offered during graduation. It was observed that the mandatory offer is only for undergraduate courses and optional for bachelor's degrees, including those that make up the health group. The number of hours varies from 20h to 160h, which can interfere with the quality of academic training. In the health field, training is necessary for the patient to interact with the health professional, providing greater understanding of the information provided in care, which will directly reflect on the success of the treatment. Establishing connections and promoting dialogue is the way to build a more just society, based on social inclusion.
Palavras-chave: Pessoas com surdez
Línguas de sinais
Nutricionistas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/467
Data do documento: 9-Dez-2020
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