PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4647
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O dever de indenização nos casos de desapropriação indireta
Autor(es): Prata, Fernanda Chaves
Primeiro Orientador: Santis, Paula Ramos Nora de
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Pamôra Mariz Silva de
Resumo: Esta pesquisa teve como escopo a análise da desapropriação indireta e seus efeitos e as metodologias previstas para a expropriação. Também restaram demonstrados, não sem a pretensão de esgotar o assunto, entendimentos de doutrinadores e a letra da legislação. Os requisitos da expropriação e a possibilidade de se expropriar sem o pagamento prévio da indenização e o entendimento de ilicitude citado por alguns autores. Como objetivo geral da pesquisa, buscou-se analisar o instituto da desapropriação indireta à luz do Direito Constitucional, Civil e Administrativo considerando os direitos fundamentais. Utilizou-se o método indutivo para uma melhor aplicação de dados encontrados em doutrinas, legislações e documentos, a natureza desta pesquisa se classifica como aplicada, cujo objetivo foi produzir conhecimentos que visam à aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos, a exemplo disso, acerca do dever de indenização nos casos de desapropriação indireta. O método científico utilizado na elaboração da presente pesquisa jurídica envolveu o método dedutivo, que sugere a análise de problemas que partem de um conceito geral para um conceito específico, portanto, por intermédio da existência de uma premissa geral em direção a outra, seja particular ou singular.
Palavras-chave: Desapropriação
Indenização
Requisitos
Constituição
Propriedade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4647
Data do documento: 1-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FERNANDA CHAVES PRATA. MONOGRAFIA.pdf11,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador