PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4622
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise qualitativa de refeições para introdução alimentar sugeridas no Instagram
Autor(es): Lima, Karolaine Marques
Primeiro Orientador: Rocha, Thaisa Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Brasileiro, Aline Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Lobo, Lina Monteiro de Castro
Resumo: É evidente a influência do meio digital nas escolhas alimentares, o que nos leva a questionar a qualidade das informações publicadas sobre alimentação, inclusive sobre Introdução Alimentar. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade das refeições (almoço/jantar) sugeridas para IA, na rede social Instagram, por profissionais da saúde e/ou criadores de conteúdo, em relação ao recomendado pelo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. Foram selecionados 20 perfis, aleatoriamente, que possuíam no mínimo 10 mil seguidores e analisadas 3 publicações de cada. Das análises, verificou-se que não houve sugestões de alimentos ultraprocessados; presença de referência bibliográfica em 3,33% (n=2) das 60 publicações; recomendação da refeição para idade em apenas 43,33% (n=26); presença de alimentos dos grupos alimentares (indicados para almoço/jantar) em 58,33% (n=35); formas de preparo adequadas em 88,33% (n= 53), texturas adequadas dos alimentos em 61,54% (n=16); uso adequado de condimentos em 73,08% (n= 19) e a forma de apresentação adequadas foram 88,33% (n=53). Diante do estudo foi possível perceber que as refeições possuíam boa qualidade, no entanto, houve desacordo com algumas recomendações, o que torna necessário maior divulgação do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos para população.
Palavras-chave: Introdução alimentar
Instagram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4622
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Nutricao_KarolaineMarquesLima.pdf130,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador