PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4611
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aptidão cardiorrespiratória de alunos participantes de iniciação esportiva e atividades físicas na escola em comparação aos não participantes
Título(s) alternativo(s): Cardiorespiratory fitness of students participating in sports initiation and physical activities at school compared to non-participants
Autor(es): Carvalho, Carlos Vinicius
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Marcelo de Castro Spada
metadata.dc.contributor.referee3: Veiga, Thales Gilson Nasser da
Resumo: Objetivo: Apresentar a importância da Aptidão cardiorrespiratória (ACR) para crianças e adolescentes da comunidade escolar e evidenciar as diferenças de resultados por participantes e não participantes de iniciação esportiva e atividades físicas deste fenômeno. Método: Pesquisa bibliográfica em estudos de 2012 a 2022, da população de crianças e adolescentes de 06 a 18 anos de idade, a respeito da aptidão cardiorrespiratória relacionado a saúde na educação física escolar. Resultados: Crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade estão diretamente associados a um menor desempenho motor, escolares com melhores níveis de ACR estão associados com valores de índice de massa corporal (IMC) próximos aos classificados como normal, já escolares com menores níveis de ACR, consequentemente tiveram maiores valores de IMC. A intervenção aprendizado fisicamente ativo (AFA) liderada por professores com objetivo de aumentar os níveis de atividade física dos escolares obteve resultados positivos para a ACR quando comparados com os dados basais, com o grupo controle (GC) e o grupo Não se preocupe seja feliz (NPSF). Considerações: Crianças e adolescentes do ambiente escolar com um maior IMC está inversamente ligado a um melhor nível de estimativa da ACR, necessita-se um trabalho multidisciplinar no ambiente escolar, entre a educação física, nutrição e psicologia; para a conscientização constante do sedentarismo, alimentação irregular, sobrepeso e obesidade; tanto para os próprios escolares quanto pais e professores. O tipo, frequência e intensidade das intervenções nas aulas de educação física, tanto em atividades regulares quanto em iniciação esportiva também é de extrema importância para o desenvolvimento, envolvimento dos escolares.
Abstract: Objective: To present the importance of Cardiorespiratory Fitness (ACR) for children and adolescents in the school community and to highlight the differences in results by participants and non-participants of sports initiation and physical activities of this phenomenon. Method: Bibliographic research in studies from 2012 to 2022, of the population of children and adolescents from 06 to 18 years of age, regarding cardiorespiratory fitness related to health in school physical education. Results: Overweight and obese children and adolescents are directly associated with lower motor performance, schoolchildren with better ACR levels are associated with body mass index (BMI) values close to those classified as normal, and schoolchildren with lower ACR levels, consequently, have higher BMI values. The Physically Active Learning Intervention (AFA) led by teachers with the aim of increasing the physical activity levels of schoolchildren obtained positive results for ACR when compared to baseline data, with the control group (CG) and the Don't worry be happy group (NPSF). Considerations: Children and adolescents in the school environment with a higher BMI are inversely linked to a better estimation level of the ACR, a multidisciplinary work is needed in the school environment, between physical education, nutrition and psychology; for constant awareness of sedentary lifestyle, irregular diet, overweight and obesity; both for the students themselves and for parents and teachers. The type, frequency and intensity of interventions in physical education classes, both in regular activities and in sports initiation is also extremely important for the development and involvement of students.
Palavras-chave: Aptidão cardiorrespiratória
Iniciação esportiva
Educação física escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4611
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC carlos versão RAG.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador